Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade

 

O Metropolitano de Lisboa (Metro) obteve a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a NP EN ISO 9001:2008, pela SGS ICS, Serviços Internacionais de Certificação.

A cerimónia formal de entrega da certificação decorreu no dia 15 de Dezembro, pelas 11h, na sede executiva do Metropolitano de Lisboa.

Para Cardoso dos Reis, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, “A certificação do Sistema de Gestão de Qualidade do Metro foi definido como um dos objectivos estratégicos para o ano de 2011. Sabíamos, desde o início, que se tratava de um projecto ambicioso, quer pela complexidade, quer pelo tempo em que nos propusemos concretizar. Mas na verdade, confirmámos que quando trabalhamos em equipa e nos centramos num determinado objectivo, somos capazes de ultrapassar todas as adversidades com que nos deparamos, constituindo um marco de especial relevância, na qualidade de serviço e na satisfação dos nossos clientes, em direcção ao futuro. Mais uma vez o Metro confirmou a sua liderança e visão de progresso”.

Esta distinção vem confirmar um reconhecimento formal pelo esforço realizado pelo Metro de Lisboa em prol da qualidade do serviço de transporte público de passageiros. A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade atesta que a empresa cumpre todos os requisitos da norma ISO 9001:2008, e que incorpora nas suas actividades princípios de gestão tão importantes como a focalização nos clientes tendo sempre em vista a sua satisfação, a liderança, através do estabelecimento de metas comuns, o envolvimento dos colaboradores e a melhoria contínua do serviço prestado.

A Empresa continua a avançar com um projecto de implementação com base em cinco sistemas normativos, incluindo a certificação Ambiental e de Responsabilidade Social, tendo como objectivo alcançar um lugar de liderança no que respeita à Sustentabilidade.