Comemorações do Centenário do Turismo em Portugal

 

As comemorações do Centenário do Turismo em Portugal, iniciadas em 2011, representam um ganho inquestionável pela participação cidadã em prol de um setor estratégico para o país.

O Metro, enquanto garante da mobilidade na cidade de Lisboa, integra mais de uma centena e meia de entidades aderentes, num exemplo de cidadania e empreendedorismo, à escala das possibilidades de cada entidade.

Até maio de 2012, poderá ter oportunidade de participar em inúmeras iniciativas integradas nas Comemorações.

 

EM MARÇO

TURISMO E FRONTEIRA

Parceiro: Câmara Municipal de Barrancos

Data: 16 de Março de 2012

Local: Cineteatro de Barrancos

Este evento pretende reunir empresários, técnicos, investigadores e comunidade em geral, em torno da problemática do turismo e da sua importância no âmbito do desenvolvimento do interior.

O programa conta com dois painéis, com oradores dos dois lados da fronteira: “Valorização do Património e Desenvolvimento Local” (Ana Paula Figueira, Isabel Sabino, Bárbara Pinto, Victor Figueira, Aurora Carapinha e Francisco Chalaça) e “Turismo e Desenvolvimento do Interior” (António Eloy, Leonel Rodrigues, Gloria Pons e Emilio Domingues).

De manhã, haverá uma visita guiada ao Parque de Natureza de Noudar e, a terminar o congresso, ao final da tarde, está previsto um workshop de corte de presunto e a degustação de enchidos e presunto.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser formalizadas para os seguintes endereços de correio electrónico: cmb.eeagrants@cm-barrancos.pt ou centenariodoturismo@gmail.com.

Cartaz-programa: Clicar aqui

 

ÁGUA, TURISMO E CRUZEIROS

Parceiros: MSC Cruzeiros e IADE – Creative University, com a colaboração da Administração do Porto de Lisboa

Data: 22 de Março de 2012

Local: Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos (Lisboa)

Horário: das 15h00 às 20h00

Anúncio e entrega dos prémios a concurso e apresentação da recolha fotográfica por alunos do IADE – Creative University num dos navios MSC Cruzeiros.

 

TALASSOTERAPIA

Parceiros: Barra Talasso S.A., com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré

Data: 24 de Março de 2012

Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré

O seminário “Turismo de Saúde na Nazaré: dos Banhos Quentes à Talassoterapia” reunirá na Nazaré especialistas nacionais e estrangeiros, no dia 24 de Março, à volta do Mar enquanto recurso de importância estrutural nos âmbitos do turismo e da promoção da saúde e bem-estar. Este evento é organizado pela Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal e pela empresa Barra Talasso S.A., em colaboração com a Câmara Municipal da Nazaré. A importância dos antigos banhos quentes salgados na formação da Nazaré enquanto destino balnear; os testemunhos do poder curativo da água do mar por aqueles que trabalharam nos antigos estabelecimentos de Banhos Quentes; a influência do Canhão da Nazaré no clima marítimo da região; a emergência do segmento Saúde e Bem-Estar na indústria turística nacional e internacional; os benefícios da talassoterapia para a saúde e o enquadramento legal da talassoterapia – serão os principais temas em análise, com a participação de um vasto conjunto de especialistas portugueses e estrangeiros.

Inscrições: clicar aqui

Desdobrável: clicar aqui

Cartaz: clicar aqui

 

PORTUGAL, QUE TURISMO?

Parceiro: Rotary Club de Caldas da Rainha

Data: 26 de Março de 2012

Local: Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Pólo das Caldas da Rainha

Orador: Jorge Mangorrinha, Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal

Cartaz: Clicar aqui

  

Mais informações em: www.centenariodoturismo.org