Social+

 

Destinado a agregados familiares com rendimentos reduzidos, devidamente comprovados, o Social+ permite adquirir com desconto os seguintes passes mensais válidos na Área Metropolitana de Lisboa: NAVEGANTE urbano, NAVEGANTE rede, passes L1, L12, L123, 12, 23, 123, e os passes L123SX, L123MA.

Os descontos podem ser de 25% ou 50%, consoante os beneficiários se enquadrem no escalão B ou escalão A deste apoio social, como se demonstra no quadro seguinte:

Quadro síntese dos documentos a entregar para requerir o apoio, conforme os descontos (25% ou 50) e consoante os beneficiários se enquadrem no escalão B ou escalão A deste apoio social

 

Para efeitos do cálculo do rendimento médio mensal do agregado familiar, consideram-se relevantes as seguintes categorias de rendimentos, adiante indicados:

  • – o valor bruto dos rendimentos de trabalho;
  • – o valor bruto dos rendimentos de pensões;
  • – o valor bruto das prestações sociais pagas pelos serviços e entidades do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social;
  • – todos os demais rendimentos brutos auferidos pelo agregado familiar.

 

O rendimento médio mensal por elemento do agregado familiar é calculado de acordo com a seguinte fórmula:

Fórmula de cálculo do rendimento médio mensal por elemento do agregado familiar

Em 2012 o valor do Indexante de Apoio Social a considerar é 419,22€. Tendo em conta este valor, os escalões máximos de rendimentos anuais por agregado familiar, até 6 dependentes, para efeitos de obtenção dos passes Social+ são indicados na tabela seguinte:

Tabela de escalões do Social+, considerando os escalões máximos de rendimentos anuais por agregado familiar, até 6 dependentes, para efeitos de obtenção dos passes Social+

O prazo de validade do benefício Social+ é de um ano.

No caso de beneficiários de subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego, o Social+ vigora durante 6 meses, contados a partir da data de emissão do respetivo cartão de suporte.

 

Para obter o Social+ deverá dirigir-se aos seguintes postos de atendimento:

Gabinetes do Cliente nas estações Campo Grande e Marquês de Pombal:

– novas adesões;

-alteração do perfil 3ª idade para Social+

Descarregue o modelo de requerimento a apresentar aqui

Para obter mais informações, consulte os nossos serviços através do telefone 21 3500 115 ou atendimento@transporteslisboa.pt.

 

Nota: Informação atualizada em 06-03-2014