Esclarecimento | Metro de Lisboa ajusta oferta à procura

 

Informamos os nossos clientes que a oferta de transporte prestada pelo Metro em cada uma das suas quatro linhas é dimensionada em função de critérios de eficiência, segurança e racionalidade económica, tendo necessariamente em conta a variação da procura que é naturalmente diferente ao longo do dia e durante os fins-de-semana e feriados.

 

Neste sentido, e tendo em conta estes condicionalismos, e particularmente aqueles que envolvem a última das referidas componentes de adequação da oferta, foram recentemente efetuados reajustes na exploração que passaram pela diminuição da velocidade de exploração e pela redução do número de carruagens em circulação.

 

Assim, a exploração passou a ser realizada nas 4 linhas do seguinte modo:

 

1. Aos dias úteis, nas linhas azul, amarela e vermelha, os comboios circulam com composições de 6 carruagens desde as 06h30:

– até às 21h30 na linha Azul;

– até às 21h00 na linha Amarela;

– até às 20h30 na linha Vermelha.

 

A partir destas horas e até ao final de exploração (01h00) os comboios nestas linhas são reduzidos a composições de 3 carruagens.

 

2. Na linha verde a circulação é realizada durante todo o período de exploração com comboios de 3 carruagens.

 

3. Aos fins-de-semana e feriados, em todas as linhas, durante todo o dia, os comboios circulam com 3 carruagens.

 

No que diz respeito à linha verde,  convém esclarecer o seguinte:

– a redução do número de carruagens, teve como fim um ajuste da oferta à procura, numa lógica de otimização dos recursos e com base nos dados de procura de 2011, e tendo sempre presente as variações verificadas ao longo do dia;

– estão a ser aplicados os princípios de qualidade da oferta internacionalmente aceites, designadamente no que respeita à ocupação do espaço nas carruagens;

– a redução do número de carruagens foi acompanhada pelo aumento do número de comboios a circularem no período de ponta da manhã, implicando uma redução do intervalo entre comboios neste período (ao contrário do referido na comunicação social, houve uma redução do intervalo de tempo entre comboios);

– estas alterações estão a ser acompanhadas através de um programa de monitorização da procura, tendo em vista identificar eventuais alterações que possam justificar readequação da oferta. Se tal se verificar serão promovidas as necessárias alterações da oferta, de forma a manter a qualidade de serviço a que habituámos os nossos clientes, dentro dos condicionalismos existentes.