Museu do Combatente

 

30% de desconto na aquisição do bilhete de acesso ao Museu.

 Imagem da Parceria Lisboa viva com o Museu dos Combatentes

O espaço museológico do Forte do Bom Sucesso (século XVIII) é um dos núcleos museológicos da Liga dos Combatentes, aberto ao público em 2003 com vista à instalação do Museu do Combatente. A Liga dos Combatentes existe desde 1923, enquanto Instituição Pública de Solidariedade Social.

 

Este espaço tem como principal finalidade a expressão dos feitos militares portugueses, constituindo um pólo de divulgação da História de Portugal, onde se evidenciam três épocas do século XX: I Guerra Mundial, Campanhas do Ultramar e Missões de Paz. O Museu do Combatente constitui ainda uma homenagem aos Combatentes que serviram Portugal no antigo Ultramar, através da integração neste espaço (desde 1993), do “Monumento aos Combatentes do Ultramar”. Este conjunto Museu do Combatente e Monumento aos Combatentes do Ultramar constitui um verdadeiro espaço de Cultura, Cidadania e Defesa. Ele simboliza um fim do ciclo da história de Portugal – Fim do Império, cujo início é materializado no mesmo espaço pela Torre de Belém.

 

O Forte do Bom Sucesso − Museu do Combatente para além da monumentalidade do espaço (junto à Torre de Belém), apresenta três espaços expositivos permanentes ao ar livre com equipamento relativo aos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, duas exposições permanentes interiores – “O Combatente Português do Século XX” e a “História da Aviação Militar” e ainda várias exposições temporárias de fotografia e pintura, com destaque para a “Expo-Biodiversidade, um Mundo escondido a seus pés” que exibe a maior coleção privada do Mundo de répteis e outros animais exóticos vivos, até Setembro de 2012.

 

Informações adicionais: aberto todos os dias, incluindo fins-de-semana e feriados.

(Out. a Mar.) das 10:00h às 17:00h – (Abr. a Set.) das 10:00h às 18:00h

Site: http://www.ligacombatentes.org.pt/museus/museu_do_combatente