Prolongamento ao Aeroporto | Abertura ao Público

 

As novas estações Moscavide, Encarnação e Aeroporto, da linha Vermelha entraram em funcionamento  no passado dia 17 de julho.

O prolongamento da linha Vermelha Oriente/Aeroporto, conta com 3 326 metros e três novas estações, estimando-se um valor médio mensal de novos passageiros em mais de 400 mil passageiros.

Este empreendimento terá um impacto significativo nas acessibilidades ao Aeroporto de Lisboa, constituindo, assim, um importante interface para os passageiros do transporte aéreo e para a generalidade das pessoas que trabalham naquela zona.

Por outro lado, servirá as zonas residenciais de Moscavide e Olivais, sendo esta última uma das mais populosas de Lisboa, com cerca de 7% da população total da cidade.

As três novas estações vão permitir uma redução, por ano, de 5 mil toneladas de emissões de CO2.

Com um investimento de 210 Milhões de Euros, este prolongamento irá ligar o centro administrativo da cidade ao Aeroporto Internacional de Lisboa, assumindo-se através da rede de Metro como o interface multimodal de ligação entre o sistema de transportes da AML, os transportes nacionais e as ligações transeuropeias.

Através desta ligação, será possível viajar entre Saldanha e Aeroporto em cerca de 16 minutos.

Este prolongamento permite ao Metro cimentar o seu papel enquanto estruturante e garante da intermodalidade, reforçando-se como uma verdadeira rede de metropolitano em detrimento de um mero conjunto de ligações radiais.

Vá de Metro!
De metro para o Mundo!