Metro associa-se às JEP 2012

 

Entre os dias 28 e 30 de setembro realiza-se mais uma edição das Jornadas Europeias do Património (JEP). O Metro, na qualidade de agente programador desta iniciativa, realiza no dia 30 de setembro (domingo) uma visita guiada a algumas das suas estações, tendo como linha condutora o tema proposto pela Direção-Geral do Património Cultural para a edição deste ano das JEP – “O Futuro da Memória”. A visita inicia-se às 10:00 horas e pretende ser uma homenagem a Maria Keil, artista plástica pioneira da arte de trabalhar o azulejo no Metro, que executou um trabalho de excelente qualidade, capaz de transformar o Metro num exemplo paradigmático no domínio do tratamento dos espaços públicos. A visita será feita por algumas das estações mais emblemáticas de Keil: Restauradores, Marquês de Pombal I, Entre Campos, Parque e S. Sebastião I e II.

Os interessados nesta atividade deverão inscrever-se através do departamento de Relações Públicas do Metro/Guilherme Rodrigues (e-mail relacoes.publicas@metrolisboa.pt ou n.º de telefone 21 3500115). As inscrições encontra-se limitadas a um n.º mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível gratuitamente ao público, na sua grande maioria.

A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2012, o tema “O Futuro da Memória”, com o qual pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro.

Participe nas JEP! Saiba mais em http://www.igespar.pt/.