• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Prémio Valmor distingue pela primeira vez estações de Metro

 

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltou a atribuir o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura para as obras arquitetónicas mais distintas da cidade de Lisboa. De entre diversas obras distinguidas, constam duas importantes estações de Metro, a estação  Cais do Sodré, cujo trabalho pertence à dupla Teotónio Pereira/Pedro Botelho e a estação Terreiro do Paço, da autoria de Artur Rosa.

A atribuição do Prémio Valmor a estas estações é um reconhecimento formal, por parte da CML, da aposta do Metropolitano de Lisboa na qualidade arquitetónica e de integração dos seus edifícios, na envolvência do tecido urbano da cidade de Lisboa. À estética e funcionalidade das estações do Metro, acresce ainda um reconhecimento ao nível da qualificação do espaço público e vivência do cidadão, especialmente no que diz respeito à sua mobilidade.

Situadas ambas na frente ribeirinha da cidade de Lisboa, as  agora premiadas estações Cais do Sodré e Terreiro do Paço, inauguradas em 1998 e 2007, com uma procura média diária atual de  cerca de 51 e 47 mil passageiros, respetivamente, integram dois importantes interfaces multimodais, contribuindo assim para uma maior articulação entre os diversos modos de transporte que confluem no local: o ferroviário, o fluvial e o rodoviário e consequente melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa.

Contando com o edifício da Sede Social do Metro, sito na Av. Fontes Pereira de Melo , presentemente, o Metro reúne, no total, três prémio Valmor; facto que muito orgulha a Empresa, motivando-a ainda mais para uma procura de trabalho de excelência ao nível da mobilidade, funcionalidade e boa imagem da cidade de Lisboa.

Criado há mais de um século, o Prémio Valmor surge na sequência de um testamento deixado pelo segundo e último visconde de Valmor, diplomata, político, governador civil de Lisboa e apreciador de belas artes. Tem por finalidade premiar a qualidade e excelência arquitetónica de edifícios da cidade de Lisboa.  

 
© 2017 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.