• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Crescer com o Transporte Público

 

De 16 a 22 de setembro assinala-se mais uma Semana Europeia da Mobilidade (SEM), uma iniciativa de âmbito europeu ligada à mobilidade sustentável, em particular ao uso do transporte público e outros meios de transporte de reduzido impacto ambiental. A SEM representa uma excelente oportunidade para propor alternativas de mobilidade sustentável aos cidadãos,  facto que justifica o relançamento da campanha Crescer com o Transporte Público, durante o mês de setembro.

Com a assinatura da União Internacional dos Transportes Públicos, a campanha “Crescer com o Transporte Público” tem a ambição de  promover uma nova cultura de mobilidade urbana para a cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do Transporte Público.

Partindo de um headline principal – Crescer com o Transporte Público, a campanha identifica alguns exemplos de impactos positivos gerados pela utilização do Transporte Público em detrimento do transporte individual: cidades mais competitivas e verdes, com comunidades em crescimento e mais eficientes energéticamente.

Em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicas e sociais. Factos e números expressam bem esta realidade:

Imagem-destaque-facebook-3

 Por cada km percorrido num meio de transporte individual, emitem-se, em média, 3.5 vezes mais gases de estufa do que no Transporte público.

Alterando os hábitos de transporte pode-se percorrer um caminho no combate à poluição do ar das nossas cidades. Para a edição deste ano, o tema central da Semana Europeia da Mobilidade é, “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, e pretende reflectir o poder que os cidadãos detêm, através das suas escolhas de mobilidade, em melhorar a qualidade do ar.

Andar nos Transportes Públicos é meio caminho andado para crescer numa cidade mais limpa e amiga do ambiente.

 

 

 

 

 

Imagem-destaque-facebook-2

Em cidades com uma utilização do transporte público mais elevada, o custo de transporte para a comunidade pode ser até 50% menor, do que em cidades onde o automóvel domina.

O investimento de capital em projetos de transporte público provoca uma reação em cadeia na atividade comercial e gera valor que pode ser de 3 a 4 vezes maior do que o investimento inicial, de acordo com algumas estimativas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem-destaque-facebook-1

 Em média, o transporte público consome 3 a 4 vezes menos energia por passageiro do que os carros, por cada quilómetro percorrido.

Por este e muitos outros motivos, dê uma folga ao seu carro e em alternativa utilize a CARRIS e o METRO em deslocações na cidade de Lisboa  

 

 

 

 
© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD