• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Há vida no Museu da CARRIS

 
O Museu da CARRIS reabre as suas portas para um espaço renovado, com novos conteúdos e atividades, que agregam agora uma coleção permanente alusiva à história do METROPOLITANO DE LISBOA.
Aberto desde 12 de janeiro de 1999, o Museu da CARRIS é um testemunho do contributo que a empresa tem dado à cidade de Lisboa, sendo, igualmente, um marco cultural na história e na vida da cidade e de todos os que a visitam, tendo vindo a consolidar-se como um Museu de referência em Lisboa.

Atualmente o Museu dispõe dos seguintes espaços expositivos:

Núcleo I – apresenta a evolução histórica da CARRIS e do METROPOLITANO DE LISBOA através de documentos e objetos, uniformes e vários instrumentos que fizeram parte do quotidiano das empresas.

Núcleo II – onde estão em exposição de viaturas de transporte, máquinas do parque oficinal, uma Oficina de Tipografia e, ainda, uma zona dedicada à arte no METROPOLITANO DE LISBOA.

Núcleo III – com a exposição de veículos, de trabalho e de transporte de passageiros, que fazem parte das reservas e que se encontram a aguardar restauro. Encontram-se, ainda, exposto neste núcleo um ‘ambiente estação’ com obeliteradores e canais de validação do METROPOLITANO de LISBOA.

A transição entre os núcleos três do Museu da CARRIS é efetuada num elétrico de 1901.

Galeria de Arte – galeria de arte contemporânea com programação diversificada de exposições individuais e coletivas, aberta todos os dias das 10 às 17 horas (exceto domingos e feriados) com entrada gratuita. Atualmente a galeria de arte exibe uma produção Tempos de Vista, a mostra artística “Betweenness”, da autoria de Inês Teles com Min Kim. Esta exposição estará presente até ao dia 12 abril.

Serviço Educativo – criado com o objetivo de ressignificar o Museu da CARRIS com uma ação educativa adaptada a vários públicos e que promove a realização de diversas atividades pedagógicas, lúdicas e interativas, que estimulem o pensamento, sensações e ideias, desde visitas orientadas, oficinas, cursos, férias escolares e festas de aniversário.

Sala da antiga microfilmagem | filme “Lisboa quem és tu?” – local onde atualmente é exibido uma vídeo projeção que conta a história da cidade de Lisboa, através dos monumentos e dos locais estratégicos, dos factos e das personagens marcantes do percurso histórico de Lisboa, utilizando a tecnologia mais recente de desenho digital e animação, com sistemas de multiprojeção vídeo e multidifusão sonora.

Village Underground Lisboa – espaço de escritórios para a indústria criativa construído com recurso a contentores marítimos e dois antigos autocarros da coleção do Museu da CARRIS. Faz parte de uma plataforma internacional para a cultura e criatividade, que existe em Londres, desde 2007.

O Museu da CARRIS quer chegar cada vez mais próximo dos seus visitantes, proporcionando um conjunto de atividades e ações dinâmicas no domínio da cultura, da descontração e do lazer.
Esta é uma viagem que não pode deixar de fazer com a CARRIS, estamos à sua espera para lhe revelar a memória do transporte. Não falte!

IMG_CARRIS_600X600
 
© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD