• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Andar em Festa na CARRIS e METRO

 

O Andar em Festa é um projeto que em junho leva a criação artística ao espaço público e aos transportes coletivos de Lisboa.

Sob a premissa de levar o teatro, a música, a imagem ou a performance a espaços não convencionais, o Andar em Festa procura quebrar a rotina destes não-lugares e captar a atenção dos seus utilizadores para o encontro, com apontamentos artísticos, espalhados pela rede de transportes da cidade.
Conheça as várias ações que vão acontecer na CARRIS e no METRO:

30 Maio a 3 Julho| Sobe e Desce
Elevador de Santa Justa e Ascensores da Bica, Glória e Lavra.

O projeto Sobe e Desce convida os passageiros dos ascensores de Lisboa a descobrirem o património edificado que se encontra nas zonas envolventes de cada um destes monumentos classificados, através da impressão de fotografias no seu exterior e interior.
O Ascensor do Lavra leva-nos para os azulejos populares da Escola S. José, o da Bica para as estantes da Biblioteca Municipal Camões, o Ascensor da Glória veste-se com Arte Barroca da Igreja e Museu de São Roque, e o Elevador de Santa Justa lança uma ponte dourada entre a Rua Áurea e o Museu do Banco de Portugal.

Um projeto de: Rui Simões

2 a 6 Junho| Fado nos Elétricos
28E e 12E| 14h e 17h

Regressar a Junho é voltar ao mês da festa e das novas tradições que, ano após ano, ganham vida própria e se enraízam mais nas rotinas do novo Verão. Uma destas novas tradições, que parece já estar inscrita na rotina das Festas de Lisboa, é o Fado nos Elétricos. Os ícones da cidade, amarelos e apinhados de gente, acolhem a cada ano os fadistas mais populares. Os elétricos 28E e 12E continuam a deslizar pelas colinas da cidade, mas durante a primeira semana de Junho fazem-no servindo também de palco daquela que é a canção portuguesa Património Imaterial da Humanidade.
Silêncio que no elétrico se vai cantar o Fado.

9 de Junho a 30 de Julho| Escala no Metro 
Estação de São Sebastião| Zona de interligação- Linha Vermelha com Linha Azul

O piano é um dos instrumentos onde a sequência de notas se vê de forma clara.
Elas estão dispostas lado a lado, subindo da esquerda para a direita como se de uma escada se tratasse. Foi esta orgânica que levou a pianos.pt a construir um teclado ao longo de uma escadaria do Metro, de forma que todos possam tocá-lo. Escala no Metro é uma experiência musical singular e conta com o público para lhe dar vida. Subir a escala, descer a escada… toda a gente vai querer fazer escala no metro!
Projeto: pianos.pt (Pedro Coelho e Hugo Freitas)

16 a 20 Junho|Lá Vai Lisboa
Autocarros| 728, 736, 758, 746, 742
14h e 17h

Cinco músicos apanham por acaso o mesmo autocarro, numa tarde de Junho. Estão sentados em lugares separados e trazem consigo os seus instrumentos de trabalho
– iPads e amplificadores portáteis. No decorrer da viagem começam a ouvir-se bombos e electrónicas, um acordeão e uma guitarra, tubas e violoncelos – uma verdadeira filarmónica digital a sair dos pequenos tablets.
Há uma voz de fadista que se levanta para entoar a primeira de meia dúzia de canções que todos conhecem “Lisboa menina e moça…”, “não sejas francesa, tu és portuguesa
…”, “qual é a tua, ó meu?”.

O Andar em Festa também anda na CP e Transtejo.  Saiba mais sobre esta programação no site oficial das Festas de Lisboa ou através do programação (pdf) das Festas de Lisboa

Nota: Notícia actualizada a 12-06-2014.
 
© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD