• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Linha Amarela | Cultura

 

O Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema “Museus: coleções criam conexões”.

Aceitando este desafio proposto pelo ICOM – International Council of Museums, um conjunto de dez museus de Lisboa resolveu unir-se em rede usando como mote o que os aproxima: um património muito rico, a vontade de servir os seus visitantes e… a Linha Amarela do Metropolitano!

Juntaram-se assim museus desde o Jardim das Amoreiras, ao Rato até ao Parque do Monteiro Mor, no Lumiar, passando pelo Marquês de Pombal, Picoas, Entre Campos e Campo Grande, todos eles detentores de colecções muito diferentes entre si, mas todas com um enorme valor, histórico, artístico ou científico.

linha amarela cultura

 

Conheça a programação dos dez museus da Linha Amarela | Cultura  para a o fim de semana de 17 e 18 de maio (entrada gratuita sábado e domingo):

 Entidade  Dia 17. maio  Dia 18.maio
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silvawww.fasvs.pt 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 Conversas ConnoscoConversas Connosco são breves visitas orientadas por membros do FAZ, o Colectivo de Jovens do Museu. A partir de um interesse pessoal e do ponto de vista de um jovem, conversamos sobre uma ou mais obras em exposição.Conversas Connosco não são visitas especializadas.Duração: aprox. 20minPara todos os públicos. Gratuito.18h – 22hWalk the Line de Maria Rita Machado, Atividade para famíliasCrianças 4-7 anos 10h00 (90 min.)Visita-jogo No dia internacional dos museus vem conhecer a antiga real fábrica das sedas. Um antigo espaço transformado em museu da fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Participa com a tua família nesta aventura cheia de desafios e descobre o que tem este museu de tão especial!Público geral 12h00 (60 min.)Retratos privados Visita temática integrada na Rota da Seda A vida e obra do casal de artistas Arpad Szenes e Vieira da Silva são os pontos de partida para uma viagem entre a Casa-Atelier, o Jardim das Amoreiras e o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva. Participe e venha descobrir que histórias ainda estão por revelar…Concepção e orientação – Renato Santos16h00

Quinteto Rústico -Flávia Valente (Flauta) / -Lívio Dias (Oboé) -Aldara Medeiros (Clarinete) / -Rafaela Oliveira (Fagote) / -João Gaspar (Trompa)

Museu Nacional de História Natural e da Ciênciawww.mnhnc.ul.pt Entrada gratuita nas atividades.ROTA DA BIODIVER-CIDADE10h00 – 13h00Uma viagem pela cidade num percurso de cerca de 2 horas, para reconhecer plantas querepresentam floras antigas, na maioria já extintas, e que fazem parte da flora protegida deregiões sul americanas, asiáticas, africanas, passando pela região macaronésica e voltando acasa, à região mediterrânea.Rota: Jardim Botânico de Lisboa | Jardim do Príncipe Real | Jardim da Alegria |Jardim Botânico de Lisboa (entrada pelo Portão da Alegria)

ROTA DA CIÊNCIA E DA CIDADANIA

15h00 – 18h00

Esta rota constitui uma viagem ao séc. XIX, através do património material existente no

MUHNAC (herdado da Escola Politécnica de Lisboa fundada em 1837). O percurso inicia-se no

Laboratorio Chimico e na Reserva Visitável de Química onde se poderão ver instrumentos de

Física e Química provenientes do mesmo Laboratório. A jornada seguirá rumo ao Museu da

Farmácia onde o grupo de participantes poderá observar exemplos de aplicações da Química

ao serviço da sociedade.

Rota: MUHNAC | Museu da Farmácia

ROTA DAS PEDRARIAS | PROJECTO LAC – Linha Amarela Cultura / Vá de Metro!

15h00 – 17h00

Nas vastas colecções de mineralogia do Museu Nacional de História Natural conta-se um

razoável número de pedras preciosas no seu estado natural, não trabalhado. Após uma breve

visita a estas colecções no Museu, partiremos com um novo olhar para uma visita às colecções

de artes decorativas e arte sacra da Fundação Medeiros e Almeida salientando do seu acervo

os materiais gemológicos e traçando um mapa com a história da sua utilização ao longo dos

tempos.

Rota: MUHNAC| Fundação Medeiros e Almeida

 

Entrada gratuita das 19h00 às 23h00.

19h00 –  visita orientada à exposição Memória da

Politécnica especialmente pensada para os Vizinhos e Amigos do Museu redescobrirem algumas conexões da envolvente urbana, com este magnifico espaço da Universidade de Lisboa.

19h30 – grupo Scherzo, com a maestrina Sofia Norton actua

no atrium do Museu…

Pela noite fora… Visitas Livres, Musica, Reserva e Laboratório

Aberto!

Entrada gratuita das 11h00 às 18h00 (Museu) / 20h00 (Jardim Botânico).ROTA DA GEODIVER-CIDADE11h00 – 13h00Percurso pedestre de Geologia urbana com início no Museu e final na Praça do Comércio, que despertar o participante para aspetos da diversidade geológica e geomorfológica da cidade de Lisboa, assim como, enquadrar culturalmente o sismo de 1755 como precursor da Geologia moderna.Rota: MUHNAC | Miradouro de São Pedro de Alcântara| Igreja de São Roque |Museu Arqueológico do Carmo| Praça do ComércioROTA DA SEDA | PROJECTO LAC – Linha Amarela Cultura / Vá de Metro!11h00 – 13h00Do bicho-da-seda às manufacturas do séc. XVIII: percurso pedestre do Borboletário/Jardim

Botânico de Lisboa / Real Fábrica da Seda / Quarteirão das escolas-oficinas, criadas pelo

Marquês de Pombal junto ao Jardim das Amoreiras / Fundação Arpad Szenes_Vieira da Silva.

Do ciclo de vida do bicho-da-seda, à fiação da seda e à descoberta na malha urbana das marcas de outros tempos, de outras organizações do espaço para responder a outras necessidades sociais.

Rota: MUHNAC | Fundação Arpad Szenes_Vieira da Silva

ROTA DA COTOVIA

15h00 – 17h00

Com o objectivo de difundir junto do público o valor histórico, patrimonial e sentimental deste

edifício da Universidade de Lisboa, criamos uma visita orientada que traz um novo olhar sobre

o espólio do Noviciado da Cotovia aqui existente. Partindo de uma redescoberta do espaço

onde estão hoje instalados o Museu Nacional de História Natural e o Museu da Ciência,

convidamo-lo a construir um mapa de “memórias” e a partir à descoberta de outras marcas

que lhe estão associadas em diversos espaços da cidade.

Rota: MUHNAC | Igreja de São Mamede | Igreja e Museu de São Roque | Museu

Arqueológico do Carmo

Casa Museu Medeiros e Almeidawww.casamuseumedeirosealmeida.pt No Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio, domingo -, a Casa-Museu estará excecionalmente aberta ao público em horário de sábado; das 10h às 17.30h com entrada gratuita; No âmbito do encerramento da exposição temporária “Habitar a Colecção”, a diretora da Casa-Museu, Dr.ª Teresa Vilaça, realizará uma visita guiada à Casa-Museu em conjunto com o Colectivo de Curadores do ProjectoMap, que guiará uma visita à exposição temporária. A visita começará às 16.00h e será seguida de um cocktail.A exposição “Habitar a Colecção” tem patente obras dos artistas do ProjectoMap, Ana Martins, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vieira, Carla Cabanas, João Queiroz, João Paulo Serafim, Jorge Queiroz, Julião Sarmento, Luciana Fina e Sara e André.
Casa-Museu Anastácio Gonçalveswww.cmag.imc-ip.pt Visitas livres a partir das 19h0022:00 Inauguração da Exposição Retido na RetinaAnina Brisolla | Pedro Calapez | Rodrigo Oliveira | Seet van Hout | Uwe Poth22:30 Conceerto New Music Jazz Quartet Visitas livres das 10:00 às 18:0010:00 – 18:00 Tintypebook – uma experiência fotográfica do séc. XIX11:00 Paisagem a carvão | Tiago Beirão da Veiga12:00 Visita às Reservas | Maria Teodora Marques15:00 Visita à Exposição Retido na Retina pela Coordenadora da Casa-Museu, Ana Anjos Mântua16:00 Inauguração da Exposição Visita de Estudo #1 – Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Instituto Português de Fotografia
Galeria 111www.111.pt Galeria 111, no Campo Grande,Galeria 113 e na Rua Dr. João Soares, 5B,das 10h às 19h, com entrada gratuita.
Museu de Lisboawww.museudacidade.pt
Museu Rafael Bordalo Pinheirowww.museubordalopinheiro.pt 10.30h – Visita orientada a invisuais11.30h – Visita orientada ao Museu para público em geral *15.00h – Workshop de Papel Marmoreado15.30h – Visita Comes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” *16.15h – Visita Bebes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” *21.00h – Inauguração da exposição temporária Fata Morgana de Andreia Tocha, seguida de visita orientada Fata Morgana e o Monóculo do Bordalo!21.00h -24.00h – Espaço Lounge*Deixe os seus filhos com o Serviço de Animação e Pedagogia 11.00h – Visita Comes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” *11.45h – Visita Bebes com Bordalo à exposição temporária “Bordalo à Mesa” *15.00h – Venha visitar o Museu com os seus filhos16.30h – Show Cooking (com Restaurante Bordalo Pinheiro Hotel Radisson Blu Lisboa)*Deixe os seus filhos com o Serviço de Animação e Pedagogia
Museu Mundo Sportingwww.sporting.pt/clube/mundosporting 11.00h – Visita orientada ao Museu para o público em visita ao Estádio José Alvalade15.15h – Jubas abre as portas do Museu à pequenada15.45h – Visita orientada, pelo Mestre Nelson Barros, à exposição temporária da modalidadede Capoeira, acompanhada por demonstração pelos atletas16.30h – Atuação do Coro Polifónico do Sporting Clube de Portugal17.00 – Visita orientada ao Museu para o público em geral
Museu Nacional do Trajewww.museudotraje.pt Percursos no parque…pretextos de encanto! Visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor integrada na iniciativa Fascination of Plants Day, organizado sob a égide da European Plant Science Organization (EPSO). A raridade e o fascínio das plantas em destaque.Horário: 17h00Marcação: formação de grupo por ordem de chegadaNº máximo: 35 paxNos trilhos ao entardecer! Os trilhos, as pegadas, os ninhos, as vocalizações, os testemunhos da vida no parque descobertos em passeio de fim de tarde.

Horário: 18h30

Marcação: formação de grupo por ordem de chegada

Nº máximo: 35 pax

 

Histórias de modas contadas.

Visita geral à exposição permanente – O Traje em Portugal do séc. XVIII à Contemporaneidade – com apontamentos informais e divertidos sobre histórias de modas.

Horário: 20h00

Marcação: formação de grupo por ordem de chegada

Nº máximo: 35 pax

 

World Baking Day com a Vaqueiro

A festejar a sua segunda edição, este ano o World Baking Day realiza-se também no Dia Internacional dos Museus, que celebra o tema Museus: coleções geram conexões.

Vaqueiro e o Museu Nacional do Traje convidam-no a reunir a família na aventura única que é colocar um avental, partir para a cozinha e fazer o seu bolo preferido.

Traga o bolo e venha partilhá-lo connosco nos jardins do Museu. Estamos a preparar várias surpresas para todos os que nos visitarem!

Horário: 10h00-22h00

– EXPOSIÇÕES NOVAS –  Uma coleção comnexo: o papel do doador Esta exposição reúne as 171 peças doadas ao Museu Nacional do Traje no ano de 2013 e pretende mostrar ao público a diversidade de peças de traje, acessórios de diferentes épocas e materiais incorporados na coleção. É, simultaneamente, uma homenagem aos doadores que, desde 1976, têm vindo a enriquecer o acervo deste Museu.Vis(i)tas comnexo. Desenhar o traje: utilização do diário gráfico em visita O diário gráfico pode ser um espaço de liberdade para a experimentação de materiais, de técnicas e de modos de representar. Pode ser um instrumento pedagógico com muito potencial e uma óptima estratégia no processo ensino/aprendizagem. Esta exposição pretende dar a conhecer formas de utilização do diário gráfico em contexto educativo, nomeadamente numa visita de estudo ao Museu Nacional do Traje, durante a qual foi abordado o estudo das formas, da forma-função, as texturas, a cor e a estrutura das silhuetas situando-as na sua época.  Sete pecados mortais

O Museu Nacional do Traje em parceria com a Escola MODATEX, apresenta o trabalho dos finalistas do curso de Modelista de Vestuário, que desenvolveram um projecto com 10 coordenados sobre o tema “Sete Pecados Mortais”, no qual o design se associa à inovação e constitui uma abordagem de excelência da moda portuguesa.

 

Wise Generation

A Wise Generation é uma empresa de investigação e desenvolvimento, com serviços na área do design de moda centrando-se no utilizador e na sua experiência de vida. Através do design procuram responder a questões funcionais e cognitivas, inovando nos aspetos formais e concetuais e não apenas nas tendências de moda ou de mercado. Com esta abordagem pretendem estabelecer relações entre o envelhecimento, o design, o corpo, o bem-estar e a qualidade de vida.

 

 

– ATIVIDADES –

De mão em mão se faz uma coleção!

Visita animada ao longo do percurso expositivo do museu.

Horário: das 10h00-13h00 e das 14h00-17h00

Marcação: formação de grupo por ordem de chegada

Nº máximo: 30 pax

 

Nos trilhos à descoberta!

Os testemunhos da vida no parque através da descoberta dos trilhos, pegadas, ninhos, vocalizações… na proposta de uma visita diferente.

Horário: 10h30, 11h30, 15h00, 16h30

Marcação: formação de grupo por ordem de chegada

Nº máximo: 35 pax

 

Oficinas comnexo. Desenhar no parque: o traço no registo de memórias

Nesta oficina, propõe-se a descoberta do Parque Botânico do Monteiro-Mor através da utilização, de forma livre e descomprometida, do diário gráfico. Desenhar desenvolve a capacidade de observação e apreensão do mundo que nos rodeia, registando o que vemos, pensamos e sentimos.

As oficinas destinam-se ao público em geral e em particular aos que dizem não saber desenhar…

Material necessário: diário gráfico ou simples caderno de desenho, caneta, lápis ou outros.

Horário: 10h30-12h00 e das 14h30-16h00

Marcação prévia

Nº mínimo: 10 pax | Nº máximo: 40 pax

Rosário Severo | rosariosevero@mntraje.dgpc.pt | telf. 217 543 928

 

Vis(i)tas comnexo. Desenhar o traje: utilização do diário gráfico em visita

Visita guiada a exposição. Os visitantes que pretendam desenhar devem levar consigo um diário gráfico (caderno de desenho) e materiais para desenhar (caneta, lápis ou outros)

Horário: 10h30; 11h30; 14h30; 15h30.

Marcação prévia

Nº minimo: 4 pax | Nº máximo: 15 pax

Rosário Severo | rosariosevero@mntraje.dgpc.pt | telf. 217 543 928

 

Percursos no parque…pretextos de encanto!

Visita ao Parque Botânico do Monteiro-Mor integrada na iniciativa Fascination of Plants Day, organizado sob a égide da European Plant Science Organization (EPSO). A raridade e o fascínio das plantas em destaque.

Horário: 15h30

Marcação: formação de grupo por ordem de chegada

Nº máximo: 35 pax

 

World Baking Day com a Vaqueiro

A festejar a sua segunda edição, este ano o World Baking Day realiza-se também no Dia Internacional dos Museus, que celebra o tema Museus: coleções geram conexões.

Vaqueiro e o Museu Nacional do Traje convidam-no a reunir a família na aventura única que é colocar um avental, partir para a cozinha e fazer o seu bolo preferido.

Traga o bolo e venha partilhá-lo connosco nos jardins do Museu. Estamos a preparar várias surpresas para todos os que nos visitarem!

Horário: 10h00-20h00

Museu Nacional do Teatrowww.museudoteatro.pt 10h30 e 15h00 – A Princesa em busca da Felicidade, Teatro de Fantoches11h30 e 17h30  – Na Verdade, Na Verdade, nem tudo que vão ouvir corresponde à realidade – Contos Africanos12h00 e 16h00 – Visita Guiada: As Coleções criam conexões18h00 – Música com a Orquestra Juvenil Roots Big Band20h30 – D. Afonso Henriques 3 em 1, espectáculo de teatro da OutPut Teatral21h30 – Espectáculo de Dança, Benvindo Fonseca (bailarinos), Isadora (bailarino) e Hugo Fernandes (violoncelo)22h00 – Espectáculo de Dança Flamenca – João Hidalgo – Companhia de Dança de Flamenco22h30 – Café com pão – espectáculo musical de Marilda Santana 11h00 – Tri-circos – espectáculo de teatro infantil da Trupilariante12h00  – Visita Guiada: As Coleções criam conexões15h00 – A Princesa em busca da Felicidade, Teatro de Fantoches16h00  – Na Verdade, Na Verdade, nem tudo que vão ouvir corresponde à realidade – Contos Africanos17h00  – Visita Guiada: As Coleções criam conexões
 
© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD