• Link para a versão em inglês do site do Metro
    Imagem com os logotipos da Carris e da Transtejo Link para o site Carris  (abre numa nova janela) Link para o site Transtejo (abre numa nova janela)

Museu de São Roque

 

Na apresentação do seu cartão Lisboa viva válido usufrua de condições especiais na aquisição do bilhete de acesso ao Museu de São Roque e atividades lúdico-pedagógicas do mesmo:

a)       20% de desconto no ingresso do “Bilhete Família”, bastando para isso um dos elementos apresentar o cartão “Lisboa viva”;

b)       10% de desconto no bilhete de ingresso ao museu a todos os portadores do bilhete “Lisboa viva”;

c)       20% de desconto nos workshops infanto-juvenis, bastando para isso um dos elementos da família nuclear (pais ou irmãos) apresentar o cartão “Lisboa viva”.

d)       20% de desconto nos Cursos de Artes Plásticas para público adulto , bastando para isso a apresentação do cartão “viva Lisboa”.

Museu São Roque facebook

O Museu de São Roque é pertença da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) na dependência da Direcção de Cultura e tem como missão fundamental contribuir para a salvaguarda, estudo e valorização do património histórico e artístico da SCML, bem como a  sua divulgação aos diferentes tipos de públicos, enquanto espaço dinâmico onde se promove a interacção e o envolvimento da comunidade com o património cultural da SCML.

 

O Museu de São Roque é uma unidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) na dependência da Direcção de Cultura. No âmbito dos fins da educação e cultura prosseguidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o Museu de São Roque tem como missão fundamental contribuir para a salvaguarda, estudo e valorização do património histórico e artístico da SCML e a sua divulgação aos diferentes tipos de públicos, visando ser um veículo de conhecimento, educação e difusão cultural, enquanto espaço dinâmico onde se promove a interacção e o envolvimento da comunidade com o património cultural da SCML.

 

O Museu e a Igreja de São Roque são símbolos maiores do património cultural da Misericórdia de Lisboa e dos mais relevantes museus-monumentos do país. A igreja é contígua ao espaço da antiga Casa-Professa da Companhia de Jesus que a Santa Casa recebeu por doação régia, em 1768, e que hoje integra serviços do museu e da instituição.

 

No seu conjunto, igreja e museu representam 500 anos de história do país e do mundo, em obras de arte provenientes da antiga Ermida Manuelina de São Roque, do acervo da Companhia de Jesus, reunindo também importantes testemunhos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

O museu, um dos mais antigos museus de arte do país, abriu ao público em 1905, com a designação de Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista, tendo sido criado para receber a colecção de arte italiana resultante da encomenda régia que acompanhou a edificação desta capela, considerada uma obra de arte total do barroco.

 

Ao longo do século XX, o museu foi também objecto de várias remodelações, duplicando a sua área de exposição permanente. Hoje apresenta uma das mais completas colecções de arte sacra existentes em Portugal, da pintura à escultura, dos relicários e da ourivesaria aos têxteis, à arte oriental e património epigráfico, dinamizando, através do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma programação diversificada, desde a organização de visitas guiadas gerais e temáticas à proposta de jogos, ateliês e workshops de arte, tanto para o público adulto como infantil.

 

 
© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD