70.º aniversário da sua Fundação

 

O Metropolitano de Lisboa assinala dia 26 de janeiro (6.ªf), o 70.º Aniversário da sua constituição.

A 26 de janeiro de 1948 foram aprovados pelo Governo os Estatutos de uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, denominada “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” com sede em Lisboa, que tinha como objetivo o estudo técnico e económico, em regime de exclusivo, de um sistema de transporte coletivo fundado no aproveitamento do subsolo da cidade.

Após constituição da sociedade, a concessão para a instalação e exploração do respetivo Serviço Público veio a ser outorgada a 1 de julho de 1949. Os trabalhos de construção iniciaram-se no primeiro dia do mês de agosto de 1955 e, quatro anos depois, no dia 29 de dezembro de 1959, assistiu-se à inauguração oficial deste novo sistema de transporte. A rede do Metro tinha, então, 6,5 kms de rede e 11 estações com términos em Sete Rios (estação hoje denominada Jardim Zoológico) e Entre Campos.

No dia 30 de Dezembro Lisboa pôde, então, experimentar o seu metropolitano, cerca de 100 anos depois de Londres e Nova Iorque, e 60 após Berlim e Paris, mas ainda antes de muitas outras cidades do mundo. À semelhança de hoje, o Metropolitano era o meio de transporte mais rápido de passageiros e o corolário dos transportes públicos da cidade de Lisboa.

Para Vitor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, “a celebração dos 70 anos do Metropolitano de Lisboa, permite à cidade de Lisboa, não só recordar o passado, de que muito nos orgulhamos, mas procura, sobretudo, olhar para o futuro em que confiamos”.

Ao longo do dia 26 de janeiro, esta efeméride vai ser assinalada junto dos clientes com um conjunto de ações de caráter cultural. Consulte o programa aqui.