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Cartão Lisboa viva

imagem do cartão Lisboa viva

 

O que é

O cartão Lisboa viva é um cartão eletrónico, com chip e antena, que funciona por aproximação aos validadores sem contato. Recarregável, permite o carregamento em simultâneo de diversos títulos de transporte (até um máximo 4), de utilização em vários operadores de transporte da região de Lisboa, pessoal e intransmissível e destinado essencialmente a clientes que utilizam frequentemente o Metro ou utilizem passes combinados Metro com outros operadores. 

Onde adquirir

No Metro, este cartão pode ser solicitado em qualquer bilheteira (saiba mais aqui), com um prazo de produção de 10 dias úteis, ou nos postos de emissão de cartões Lisboa viva urgentes, com um prazo de produção de 1 dia útil.

Os postos de emissão de cartões Lisboa viva urgente encontram-se nas estações Marquês de Pombal (linha azul) e no Espaço Cliente na estação Campo Grande (Linhas amarela e verde) .

Também pode adquirir o seu cartão Lisboa viva online. Só tem que de aceder ao Portal Viva e registar-se utilizando o seu cartão de cidadão.

Modalidades

  • Normal
  • Criança (com idade compreendida entre os 4 e os 12 anos)
  • 3ª idade (com idade igual ou superior a 65 anos)
  • Reformados e Pensionistas (reformados e pensionistas, cujo rendimento mensal do agregado familiar seja igual ou inferior ao salário mínimo nacional)
  • 4_18@escola.tp (crianças e estudantes, dos 4 aos 18 anos, inclusive, que não frequentem o ensino superior e não beneficiem de transporte escolar assegurado pela autarquia)
  • Sub23@superior.tp (estudantes do ensino superior com idade até 23 anos, inclusive)
  • Social+  (agregados familiares com rendimentos reduzidos, devidamente comprovados) 
 

Quanto custa

  • Produção normal | 10 dias úteis

- Cartões Lisboa viva Normal, Criança, 3ª idade, Reformado e Pensionista, Social+ | 7€
- Cartões Lisboa viva 4_18@escola.tp e Sub23@superior.tp | 3,5€

  • Produção urgente | 1 dia útil

- Cartões Lisboa viva Normal, Criança, 3ª idade, Reformado e Pensionista, Social+ | 12€
- Cartões Lisboa viva 4_18@escola.tp e Sub23@superior.tp |  6€

Documentação a apresentar

  • Documentação a apresentar (geral)
    • - Requisição devidamente preenchida
    • - Original de cédula pessoal (crianças até 10 anos) ou B.I. (cidadãos da EU) ou cartão de cidadão ou carta de condução ou passaporte (Cidadãos Nacionais) ou Autorização de Residência
    • - Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros (salvo em situações específicas devidamente fundamentadas)
  • Documentação a apresentar (específica)
 
  • Cartões de Reformados e Pensionistas

Impresso próprio contendo:
- a composição do agregado familiar, devidamente comprovada pela Junta de Freguesia da residência;
- valor dos rendimentos do agregado familiar, devidamente comprovados pela respetiva repartição de finanças (este valor poderá ser igualmente comprovado através de cópia da declaração de IRS ou de declaração autónoma da Repartição de Finanças);
- original e fotocópia do cartão de Reformado ou Pensionista;
- original e fotocópia do documento comprovativo do valor da Reforma ou Pensão, emitido pela CGA ou CNP.

  • 4_18@escola.tp

Declaração de Matrícula 4_18, obtida junto do estabelecimento de ensino, que comprove a matrícula do aluno, na qual esteja referido expressamente não se encontrar abrangido pelo transporte escolar estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, bem como se é ou não beneficiário da Ação Social Escolar e, em caso afirmativo, qual o seu escalão;

- Requisição preenchida, disponível nas empresas de transporte, a solicitar o acesso ao benefício, ou no caso dos estudantes abrangidos pela Portaria n.º 272/2011, de 23 de setembro, o Requerimento de Acesso ao Escalão Social + (acompanhado de cópia do documento de Identificação Civil e Cartão de Contribuinte e apresentação dos originais; cópia da última declaração de IRS; cópia da Nota de Liquidação de IRS e apresentação do original).

Estes documentos deverão ser entregues na empresa de transporte para emissão do cartão de passe 4_18@escola.tp. O cartão é válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que o aluno completa 19 anos.

No início de cada ano letivo, é necessário apresentar, no operador de transportes, nova declaração do estabelecimento de ensino e requerimento de acesso ao Escalão Social +, para voltar a ter direito às reduções proporcionadas pelo passe 4_18@escola.tp.

  • Sub23@superior.tp

Declaração de Matrícula sub23, obtida junto do estabelecimento de ensino, que comprove a matrícula do aluno, bem como se é ou não beneficiário da Ação Social Direta no Ensino Superior;

- Requisição preenchida, disponível nas empresas de transporte, a solicitar o acesso ao benefício, ou no caso dos estudantes abrangidos pela Portaria n.º 272/2011, de 23 de setembro, o Requerimento de Acesso ao Escalão Social + (acompanhado de cópia do documento de Identificação Civil e Cartão de Contribuinte e apresentação dos originais; cópia da última declaração de IRS; cópia da Nota de Liquidação de IRS e apresentação do original).

Estes documentos deverão ser entregues na empresa de transporte para emissão do cartão de passe sub23@superior.tp. O cartão é válido por períodos máximos de 4 anos, até ao final do mês em que o aluno completa 24 anos.

No início de cada ano letivo, é necessário apresentar, no operador de transportes, nova declaração do estabelecimento de ensino e/ou requerimento de acesso ao Escalão Social+, para voltar a ter direito às reduções proporcionadas pelo passe sub23@superior.tp.

  • Social+

Quadro social+ com informação dos beneficiários e documentos a apresentar, divididos por escalões

Prazos de validade

Os cartões devem ser renovados até ao final do respetivo prazo de validade (que se encontra indicado no cartão), em qualquer bilheteira ou posto de emissão de cartões urgentes. Findo este prazo os cartões deixam de poder ser carregados.

 

Modalidade Validade do cartão
Criança – dos 4 aos 12 até perfazer 13 anos 4 anos
Normal – dos 13 aos 30 anos 4 anos
Normal – mais de 30 anos 6 anos
3ª idade – mais de 65 anos 6 anos
Reformado / Pensionista 5 anos
4_18@escola.tp 4 anos
Sub23@superior.tp 4 anos
Social+ 6 anos

* No caso de beneficiários de subsídio de desemprego e subsídio social de desemprego, o perfil tem a validade de 6 meses, contados a partir da data de emissão do cartão e após cada renovação. 

Prazo de garantia

O cartão Lisboa viva tem um prazo de garantia de 2 anos, contado da data de emissão.

Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente. Fora deste período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente. 

 

O que carregar

Nos cartões Lisboa viva podem ser carregados os seguintes títulos:

- todos os títulos Navegante;

- os passes combinados do Metro com outros operadores;

- passes intermodais;

- zapping (carregamento em dinheiro).

No cartão Lisboa viva podem ser carregados dois tipos de passes:

  1. Passes com validade de 30 dias, contados a partir da data de compra, ou do final do contrato anteriormente carregado, se este ainda estiver em uso (Navegante e combinados, com exceção dos combinados com a Rodoviária de Lisboa).

Passes com validade mensal (L1. L12, L123 e combinados com a Rodoviária de Lisboa).

No cartão Lisboa viva podem ser carregados até um máximo de 4 títulos diferentes (do mesmo ou de outro operador). 

 

Onde carregar

  • No Metro este cartão pode ser carregado nas bilheteiras e nas máquinas de venda automática. Nas máquinas automáticas alguns passes só podem ser recarregados.

Saiba aqui como e onde comprar os seus passes.

Nas máquinas automáticas e nas máquinas multibanco, os cartões 4_18@escola.tp e Sub23@superior.tp só podem ser recarregados. O primeiro carregamento ou o carregamento de um título diferente tem de ser sempre efetuado num posto de venda.

Os cartões Social+ só podem carregados nos postos de venda.

Guarde o comprovativo de carregamento e traga-o sempre junto ao cartão. Poderá necessitar dele em caso de avaria do cartão.

  • Também pode carregar o seu cartão Lisboa viva online. Só tem que de aceder ao Portal Viva e registar-se utilizando o seu cartão de cidadão.
 

Como utilizar

Depois de carregado o cartão está em condições de ser utilizado. Para o efeito basta aproximá-lo do validador, aguardar que as portas se abram e passar.
 

Trocas/Devoluções

        • Antes do início da validade: a devolução é efetuada com o reembolso da totalidade do valor
        • No 1º dia de validade: em regra não são efetuadas devoluções, mas é possível efetuar a troca por qualquer outro passe
        • Após o 1º dia de validade: apenas são efetuadas devoluções, suportando o cliente o pagamento de uma taxa de utilização diária (TUD) no valor de 12,5% do preço do passe por cada dia de validade decorrido.

Qualquer pedido de devolução ou troca tem de ser solicitado num Gabinete do Cliente, onde será analisado; excetuam-se as situações em que o cliente deteta o engano na própria estação em que adquiriu o passe e se dirige de imediato (ou no prazo máximo de 15 minutos) ao posto de venda da estação.

 

Assistência pós venda

      • Se o cartão deixar de funcionar:

- colocar o cartão no validador ou no leitor de uma Máquina Automática para confirmar se o mesmo tem um título carregado válido para o Metro.  Se não tiver, deverá proceder ao carregamento do cartão.
- Se o cartão estiver devidamente carregado, saldo ou se não o conseguir ler, deverá dirigir-se ao Agente do Metro em serviço na estação, apresentando-lhe o cartão e o respetivo comprovativo de carregamento. Se o Agente não se encontrar no local, poderá contatá-lo acionando, para o efeito os intercomunicadores que estão colocados nos Pontos de Ajuda, junto aos canais de acesso, e nas Máquinas Automáticas de Venda.

      • A substituição destes cartões é efetuada de acordo com as seguintes regras:

- A substituição do cartão é efetuada apenas no operador onde o cartão foi carregado.
Se o cartão foi carregado numa Máquina Multibanco a substituição é feita num Gabinete do Cliente de qualquer dos operadores que figure no título carregado;

Se o cartão se encontrar avariado, isto é sem qualquer dano visível, e dentro do prazo de garantia, a substituição é gratuita; se o cartão se encontrar danificado, ou fora do prazo de validade, o respetivo custo é suportado pelo cliente.

Durante o período em que o cartão se encontra em produção, para poder continuar a utilizar os transportes, aquando da entrega do pedido de 2ª via do cartão, é entregue um cartão provisório, denominado Guia de Substituição, válido pelo mesmo período do título que se encontrava carregado no cartão que deixou de funcionar. 

 

Perda ou extravio do cartão

A perda ou extravio devem ser comunicados logo que possível ao operador que emitiu o cartão, para que o mesmo seja anulado, evitando a sua utilização por terceiro.

O cliente deverá solicitar um novo cartão, pagando o preço em vigor.

 

Recomendações

      • Tenha sempre o comprovativo de carregamento junto do cartão;
      • Quando validar o cartão Lisboa viva tenha o cuidado de verificar que o mesmo não se encontra junto a outros cartões sem contato (viva viagem )
      • Mantenha o cartão em bom estado de conservação.

Informação atualizada em 30/04/13

© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
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