• Decrease
  • Increase

Utilização do Metro

Imagem de uma estação de metro com pessoas a subir a escadaria

 

- Utilize o Metro sempre munido de título de transporte válido.

 

- Nas escadas e tapetes rolantes, se ficar parado encoste à direita, se estiver em movimento siga pela esquerda.

 

- Respeite as filas, seja para a compra de títulos de transporte, seja para a entrada ou saída nos canais de acesso.

 

- Utilize os Pontos de Ajuda existentes junto aos canais de acesso e nas máquinas automáticas de venda de bilhetes sempre que precisar de informação ou apoio de agente do Metro.

 Imagem ilustrativa do ponto de ajuda

- Se é utilizador de passe, procure adquirir o seu título atempadamente, evitando as filas no final do mês.

 

- Se já adquiriu o selo de passe mensal, válido para o Metro, pode efetuar o carregamento do seu cartão Lisboa viva nos postos das estações Oriente, Cais do Sodré, Colégio Militar e Campo Grande.

 

- Valide sempre o seu título, à entrada e saída das estações, mesmo que os canais de acesso estejam abertos.

 

- Ao passar num canal de acesso, antes de validar o seu título, espere que as portas se encerrem após a passagem do cliente que segue à sua frente.

 

- Não passe as portas dos canais de acesso encostado a outro cliente. Se o fizer, poderá ser entalado e incorre numa situação de transgressão.

 

- Os canais de acesso mais largos existentes nas estações, chamados canais especiais, destinam-se a ser utilizados por clientes com mobilidade reduzida, nomeadamente com cadeiras de rodas, com carrinhos de bebé, com crianças pela mão ou com grandes volumes. Não utilize esses canais se não se encontra em qualquer daquelas situações.

Para utilizar os canais, solicite a assistência do agente da estação. Se este não se encontrar junto aos canais utilize o ponto de ajuda para o contatar.

 

- Embora não necessitando de título de transporte, as crianças até aos 4 anos de idade, só podem utilizar o Metro acompanhadas por um adulto. Neste caso, deverá ser utilizado o canal especial, e adotado o seguinte procedimento: o adulto deverá posicionar-se na entrada do canal com a criança à sua frente; depois de validar o título no validador e após a abertura das portas deverão passar ambos, sem qualquer compasso de espera.

 

- Por razões de segurança não é permitido permanecer entre o bordo do cais e a faixa longitudinal amarela nele existente.

 

- Quando o comboio chega ao cais não permaneça em frente das portas das carruagens. Deixe primeiro sair as pessoas que se encontram no interior das carruagens. Afaste-se para um dos lados, de modo a permitir a rápida saída dos clientes que se encontram no interior.

Nas linhas onde a circulação é efetuada com 3 carruagens permaneça na primeira metade do cais.

 

- Não entre ou saia dos comboios após o aviso sonoro e luminoso de fecho de portas.

 

- Nas carruagens existem lugares destinados a deficientes, grávidas e acompanhantes de crianças de colo. Dê o seu lugar a quem mais precisa.

 

- Não coloque os pés em cima dos assentos.

 

- A utilização das botoneiras de emergência existentes junto aos canais de acesso e dos sinais de alarme existentes nos comboios só é permitida em situações de emergência. A sua utilização indevida constitui transgressão sujeita a penalização.

 

- É proibido fumar nas instalações do Metro afetas ao público, designadamente comboios, acessos e estações. Se o fizer, estará a incorrer em infração prevista e punida por lei.

 

- Não transporte objetos que, pelo seu volume, forma, cheiro ou conteúdo, possam pôr em causa a segurança ou a comodidade dos outros clientes.

 

- Pode-se transportar bicicletas no Metro, no máximo de duas bicicletas por carruagem, desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros nem seja perturbado o normal funcionamento do sistema.

 

- Pode transportar animais de companhia no Metro desde que estes se encontrem devidamente acondicionados, de maneira a não incomodarem, perturbarem ou atemorizarem os restantes clientes. Consideram-se devidamente acondicionados os animais sujeitos a meios de contenção adequados, nomeadamente contentores (caixa, jaula, gaiola ou outros) ou açaimo funcional, neste caso seguro com uma trela curta (até 1m de comprimento) que deve estar fixa a coleira ou peitoral, tudo de material resistente.

 

- Respeite as estações e os comboios, para que a sua utilização seja mais agradável para todos.

© 2012 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
 Mapa do Site    Simbolo da acessibilidade na webD