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Campanhas

Validação obrigatória

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Transportes de Lisboa lança campanha que visa alertar os clientes dos modos autocarros, elétrico, metro e navio da obrigatoriedade de validar sempre os títulos de transportes adquiridos para usufruir das redes Carris, Metro e Grupo Transtejo.
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Layouts da campanha:
Cartaz
Monofolha

Boas práticas, boas viagens

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A Transportes de Lisboa acredita que a atitude e o comportamento diário dos seus clientes contribui para a eficiência do serviço prestado nos seus diferentes modos – autocarro, elétrico, metro e navio. Neste contexto, foi lançada, em setembro, a campanha temática “Boas práticas, boas viagens” que pretende realçar as boas práticas que contribuem para o bom funcionamento dos serviços e dos equipamentos dos operadores que integram a Transportes de Lisboa.
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Chego a Horas

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A Transportes de Lisboa lança uma nova campanha de comunicação subordinada ao tema “O importante é chegar a horas”, criada pela dupla Diogo Stilwell e Gonçalo Antunes, da agência BAR, no âmbito do Cannes Lions Young Creatives.
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Lançamento da marca Transportes de Lisboa

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A Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transtejo lançam a marca Transportes de Lisboa, a qual resulta da união das três principais empresas de transporte público da capital portuguesa,  através de uma campanha sob o claim “Juntos estamos mais perto”.

A campanha de lançamento da Transportes de Lisboa pretende, assim, transmitir o conceito de integração dos três modos de transporte, bem como dos objetivos de melhoria da intermodalidade e da otimização do serviço prestado aos milhares de clientes que, diariamente, elegem o transporte público para as suas deslocações.

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Cartazes da campanha
Tema 1
Tema 2

 

 

Segurança nos Transportes Públicos | A prevenção é a melhor proteção

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A CARRIS, o METROPOLITANO DE LISBOA e a Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP) lançaram no dia 21 de novembro de 2014 uma campanha conjunta de comunicação dirigida aos clientes habituais e ocasionais com vista a promover comportamentos de segurança nos transportes públicos.

A iniciativa que tem dois focos de atuação: um mais informativo com a distribuição de um folheto que reúne um conjunto de conselhos e procedimentos a adotar por parte dos utilizadores do transporte público, divulgado na frota e nos meios online das empresas e, outro mais interventivo, que visa sensibilizar as pessoas para esses mesmos comportamentos.

A mensagem principal  da campanha “A prevenção é a melhor proteção” procura lembrar e consciencializar os clientes dos transportes públicos que para viajarem em segurança deverão adotar comportamentos que não coloquem os seus bens e a sua integridade física.

Peças da campanha:

Folheto informativo

Cartazes

 

Semana Europeia da Mobilidade | Coração de Lisboa

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A CARRIS e o METROPOLITANO DE LISBOA lançam campanha “O coração de Lisboa”, coincidindo com o início das atividades integradas na Semana da Mobilidade (16 a 22 de setembro), uma campanha para assinalar o contributo destas empresas para a mobilidade sustentável na cidade de Lisboa.

Esta campanha, cujas peças gráficas foram concebidas internamente pelas empresas, tem como lema “A CARRIS e o METRO são o coração de Lisboa”, partindo da premissa que os dois operadores são as “artérias” que conduzem as pessoas por toda a cidade. Este conceito de “artérias” e de circulação foi o resultado de uma parceria do METROPOLITANO DE LISBOA com a Escola Superior de Comunicação Social, em que grupos de alunos tiveram de apresentar uma campanha de incentivo à utilização do transporte público. Assim, foi escolhido para a SEM’14 o conceito que mais se adequa às duas empresas que são, atualmente, os operadores de transporte público urbano de passageiros em Lisboa e, nesse sentido, o “coração” da cidade.

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Semana Europeia da Mobilidade | Crescer com o Transporte Público

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A  Semana Europeia da Mobilidade (SEM), de 16 a 22 de setembro, é a oportunidade ideal para se propor alternativas de mobilidade sustentável aos cidadãos, sendo por esse motivo que foi relançada a campanha Crescer com o Transporte Público.

Com a assinatura da União Internacional dos Transportes Públicos, a campanha “Crescer com o Transporte Público” tem a ambição de  promover uma nova cultura de mobilidade urbana para a cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do Transporte Público.

Layout da campanha:

CARRIS

METRO

Crescer com o Transporte Público

Corpo notícia

Com a assinatura da União Internacional dos Transportes Públicos, a campanha “Crescer com o Transporte Público” visa promover uma nova cultura de mobilidade urbana para a cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do Transporte Público.

Partindo de um headline principal – Crescer com o Transporte Público, a campanha identifica alguns exemplos de impactos positivos gerados pela utilização do Transporte Público em detrimento do transporte individual: cidades mais competitivas, cidades mais verdes, comunidades mais desenvolvidas e mais eficiência energética.

Em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicas e sociais. Factos e números expressam bem esta realidade: Por cada km percorrido num meio de transporte individual, emitem-se, em média, 3.5 vezes mais gases de estufa do que no Transporte público; Na europa o tráfego automóvel representa uma despesa anual de cerca de 200.000.000.000 € (económica); O Transporte Público promove a inclusão social pois presta apoio a todos os sectores da comunidade no acesso à educação, trabalho, serviços de saúde, atividades de lazer, entre outros exemplos. Neste contexto, impõe-se uma reflexão e mudanças de hábitos no que respeita a hábitos de mobilidade urbana. A campanha “Crescer com o Transporte Público” surge como resposta a esta preocupação.

Layouts da campanha:

 CARRIS

 METRO

 

Valide verde

 Imagem da campanha de incentivo à validação carris/Metro

Valide verde”, a nova campanha de incentivo à validação do título de transporte e de combate à fraude, tem em 2013 a sua primeira edição conjunta CARRIS | METRO.

A campanha apela à validação do título de transporte sempre que se inicia uma viagem num veículo da CARRIS ou na passagem nos canais de acesso do METRO, pondo uma ênfase muito importante na responsabilidade e civismo de cada cliente dos Transportes de Lisboa: “Seja Responsável”.

Conheça as peças da campanha:

 

Primeira campanha de mudança comportamental do Metro

Lançada em Outubro de 2011, esta campanha nasce de uma parceria entre o Metropolitano de Lisboa (Metro) e o AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual (AR.CO), que considerando a importância de constituir e desenvolver relações ativas e produtivas entre as duas instituições, estabeleceram um acordo de colaboração visando a promoção de iniciativas no contexto dos seus objetivos e vocação.

No âmbito desta parceria conjunta, o AR.CO ficou responsável pela promoção da criação de várias ilustrações relativas ao Metro, visando quer os seus clientes habituais, quer os utilizadores do transporte privado automóvel.

Na base das ilustrações está, por um lado, a promoção à utilização do transporte público metro, retratando de uma forma humorística, as vantagens inerentes à sua utilização face ao automóvel. Por outro lado, as ilustrações focam situações ligadas à utilização diária do metro, sensibilizando os nossos clientes para determinados comportamentos e atitudes que deverão respeitar.

“Não seja urso”, da autoria de Afonso Ferreira, marcou o arranque da primeira fase da campanha de mudança comportamental do (e no) Metro.

De uma forma caricatural, foram ilustradas diferentes situações que fazem parte do nosso quotidiano e em que é claramente mais vantajoso andar de metro do que de automóvel, nomeadamente na deslocação casa – escola, na deslocação casa – trabalho, numa ida ao futebol entre amigos e numa saída noturna. Em termos de mudança de comportamento na utilização do transporte metro, foi dado enfoque ao respeito pelo próximo, com o retrato de diferentes situações como a entrada e saída de comboios, a cedência dos lugares reservados, a correta descida das escadas rolantes, entre outros.

“Sr. Metro, Sr. Carro”, da autoria de João Braz e Tiago Albuquerque, é uma animação a preto e branco que mostra as vantagens da utilização do transporte público metro – rápido, cómodo e acessível – face ao automóvel.

O Metro com esta campanha pretende contribuir para uma efetiva mudança de comportamentos, incentivando a experimentação e utilização do seu transporte por parte daqueles que desconhecem as vantagens da sua utilização. Por outro lado, pretende também incentivar os seus clientes, alertando-os, para os comportamentos considerados adequados e cívicos, garantindo uma viagem de metro cómoda e tranquila.

Peças da campanha:
Comportamentos Metro
Vantagens Metro
“Sr.Metro, Sr. Carro” aqui.

 

O metro na cidade faz bem à circulação

O Metro a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, assinalada entre 16 e 22 de Setembro de 2011, lançou uma nova campanha denominada “O metro na cidade faz bem à circulação”.

Reconhecido pelos clientes como sendo o melhor meio de transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, o Metro não poderia deixar de assinalar esta semana simbólica e de grande interesse pela reflexão que se faz em torno da mobilidade. Assim, dia 16 de Setembro, arrancou com uma campanha que visava convidar a população em geral e os utilizadores de transporte individual em particular, a experimentarem o Metro em alternativa ao uso do seu carro.

O metro na cidade faz bem à circulação” é o claim desta campanha que conta com assinatura de um grupo de alunos do Mestrado em Publicidade do IADE e que comunica dois benefícios da utilização do meio de transporte Metro: o descongestionamento da circulação de automóveis na cidade de Lisboa e uma atitude mais ativa em termos de saúde física, contrariando estilos de vida mais sedentários.

“O metro na cidade faz bem à circulação” representa ainda uma tentativa de levar o Metro de Lisboa à superfície, comunicando-se um meio de transporte mais ecológico, atrativo e passível de ser experimentado.

A campanha contou ainda com o envolvimento e apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Adira a esta campanha, ande mais de metro!

Cartaz da campanha

 

Há 50 anos a transportar Lisboa

Imagem da campanha "Há 50 Anos a transportar Lisboa"

O Metropolitano de Lisboa para assinalar os seus 50 anos, comemorados a 29 de dezembro de 2009, projectou uma campanha para televisão, a primeira desde a sua fundação.

O spot televisivo intitulado “Há 50 anos a transportar Lisboa”, tem por objectivo aproximar a marca Metro dos seus clientes ao mesmo tempo que comemora o seu cinquentenário.

A campanha assenta num filme com cerca de 45’ segundos, onde a empresa pretende revelar o seu lado mais humano. Ao som da música Heigh-ho, da banda sonora do filme “A Branca de Neve e os Sete Anões”, o espectador apercebe-se que o Metro faz parte do quotidiano da cidade de Lisboa e que representa o meio de transporte a quem mais vezes os lisboetas, e não só, recorrem nas mais diversas situações e oportunidades. Quer seja numa ida ao futebol, na viagem de casa para o trabalho e no retorno depois de um dia cansativo, estes são alguns dos momentos retratados ao logo do filme, que utiliza uma linguagem emotiva, acessível e transversal a todos os utilizadores do Metro.

A campanha inclui diversos meios de comunicação, para além do televisivo, tendo o Metro recorrido aos seus meios internos, utilizando colaboradores da empresa na produção dos cartazes e anúncios na imprensa.

Se não teve oportunidade de ver o spot na televisão, vejo-o aqui

 

© 2017 Metropolitano de Lisboa, E.P.E.