O Metropolitano de Lisboa inaugura no próximo dia 16 de setembro um novo espaço familiar dedicado a um público muito especial, com idade entre os 0 e os 10 anos.

O espaço multifunções inclui zonas específicas destinadas a alimentação, amamentação, fraldário, estudo, leitura, pintura e lazer, para utilização de pais e filhos/as.

O “Espaço Bebé” está situado no interface da estação Alameda, no corredor de ligação entre as linhas Vermelha e Verde, em zona paga, com uma capacidade máxima para 8 crianças e respetivos acompanhantes. De utilização gratuita, funciona todos os dias da semana, no período entre as 07h45 e as 20h30.

Informação sobre o projeto:

O “Espaço Bebé” é promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, cofinanciado em 60 mil euros pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes, que visa apoiar projetos e ações que contribuam para a capacitação das autoridades de transportes e para a melhoria do sistema de transportes públicos de passageiros, no âmbito do programa “3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar”, lançado pelo Governo em final de 2018.

Este programa tem como “objetivo promover uma maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida. A importância desse equilíbrio é reconhecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais como uma das condições justas de trabalho” e estrutura-se em quatro eixos fundamentais, correspondendo o terceiro eixo a “Equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação, agregando instrumentos que favorecem a conciliação, nomeadamente, no domínio do cuidado, da educação, dos transportes e da saúde” e a medida “Interfaces promotoras da conciliação”, que pretende adaptar interfaces de transportes públicos às necessidades das famílias com crianças.