fbpx

Em 2019 o Metro registou 173 milhões de clientes transportados, representado um aumento de 9% face a 2018.

Indicadores do Metro dizem-nos que em 2019 a Empresa transportou 173 Milhões de clientes, o que representa uma evolução positiva de 15 milhões de passageiros, comparativamente a 2018. Este crescimento permitiu à Empresa obter um acréscimo de 1.1% da receita tarifária, no valor de 113 milhões de euro.

O Metro registou também um aumento significativo no número de clientes frequentes, ie, que utilizam passe nas suas viagens do Metro. Em 2019, o ML registou um movimento de 127 milhões de passageiros, face aos 108 milhões obtidos no ano anterior. Estes indicadores resultam num acréscimo das receitas dos passes no valor de 6.4 milhões de euros (+ 12,8%).

A subida da utilização dos passes tem origem na implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) e do novo tarifário Navegante que motivou muitos clientes ocasionais a transitar para o sistema de passe. Esta ultima tipologia de cliente sofreu em 2019 uma redução de 9.4 % face a 2018.

No que diz respeita a oferta do Metro é de destacar um aumento de cerca de 6,38% (relativamente a 2018), com maior incidência nas horas de ponta e aos fins de semana.

Milhões de Clientes com passe

Milhões de Clientes transportados

%

+ Oferta