fbpx
Arte
Quinta das Conchas
Estação Saldanha I (linha Amarela): acesso poente do átrio sul encerrado, devido a trabalhos.

Quinta das Conchas

Segundo os responsáveis da arquitetura “a estação desenvolve-se em 2 níveis, o piso do átrio e piso do Cais, e tem 3 saídas, duas do lado sul e uma do lado norte”. Referem ainda que “as intervenções plásticas são constituídas por painéis de azulejos artísticos nas escadas, enquadrados por azulejo canelado também de fabrico especial e por três relevos de pedra de formas geométricas formando frisos junto ao teto, no átrio principal e no átrio norte”.

Manuel Baptista foi o artista plástico que realizou “um trabalho de baixos relevos em pedra com tiras entrelaçadas lembrando ritmos dentro do espírito de arte árabe”. Este trabalho inscreve-se ao mesmo tempo num percurso de investigação que o autor vem realizando há algum tempo recorrendo a outros materiais.

O trabalho da artista plástica Joana Rosa foi realizado para estar em contato com o público tendo como suporte o azulejo intitulado “Scribbling and doodling” (Riscos e rabiscos). A artista plástica sublinha que “pelo mundo fora há pessoas que fazem rabiscos todos os dias. Há mesmo maneiras universais tais como roer canetas ou partir fósforos com os dentes.”

Salienta a artista que “riscar e fazer rabiscos é uma das várias actividades partilhadas além fronteiras”.

Arquitetura

Bartolomeu Costa Cabral, 2004
Mário Crespo, 2004
João Gomes, 2004
Anabela João, 2004

Arte

Joana Rosa, 2004
Manuel Baptista, 2004