Projeto de reabilitação da estação de Arroios

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Operacional da Rede, o Metro dá início ao plano de trabalhos previstos para o projeto de reabilitação da estação Arroios.
No dia 19 de julho o Metro encerra a estação de Arroios para obras de reabilitação.
Esta intervenção em Arroios é fundamental para o Metro poder prestar um melhor serviço, sobretudo a quem regularmente utiliza a linha Verde.

 

Dados gerais da obra

Obra a cargo de: Metropolitano de Lisboa E.P.E
Autoria do projeto de engenharia: Ferconsult S.A.
Empreiteiro: Opway Engenharia, S.A.
Autoria do projeto arquitetónico: Arq.º Paulo Brito da Silva
Autoria do projeto artístico: Nikias Skapinakis
Total de Investimento: 7.5 M€

Alternativas de acesso e transporte à estação Arroios

Estações Alameda e Anjos: a aproximadamente 400 metros de distância da estação Arroios.

Quais são as melhorias previstas no projeto de reabilitação?

– Ampliação do cais de embarque para 105 metros de comprimento para poder receber comboios de 6 carruagens, à semelhança das restantes estações da rede de Metro;

– Garantir a plena acessibilidade da estação, dotando-a de equipamentos mecânicos que permitam o acesso entre a superfície (rua) e ao cais de embarque;

– Modernizar equipamentos, sistemas e instalações, adequando-os aos padrões de mobilidade atuais;

– Embelezamento da estação.

Porquê reabilitar Arroios?

Atualmente Arroios é a única estação da rede do Metro que não permite receber comboios de 6 carruagens, o que limita toda a operação da linha Verde. A esta situação, acresce o facto da estação estar envelhecida e desadequada aos padrões de mobilidade e de acessibilidade atuais.

Esta intervenção permitirá um aumento da oferta significativo, em lugares/hora disponíveis, já a partir de 19 de Julho:
– 37% na hora de ponta da manhã
– 128% no corpo do dia;
– 49% na hora de ponta da tarde.

Acima de tudo, será possível, a partir já do dia 19 de julho de 2017, evitar os constrangimentos pontuais que se verificam na hora de ponta da manhã na estação de Cais do Sodré, devido à incapacidade de escoamento dos comboios de três carruagens.

Note-se que a procura no Metro tem vindo a aumentar consistentemente, só na linha Verde e nos primeiros 5 meses do ano cresceu 8,4%.

Esta intervenção é o culminar do plano de reabilitação/ampliação das estações da linha Verde, passando a permitir a circulação de comboios de 6 carruagens em toda a linha Verde.

Quais são as principais fases da obra?

  1.  Encerramento do Acesso Norte/Nascente para início de trabalhos de Ferrovia
  2. Encerramento ao público da estação
  3. Trabalhos de vistoria e colocação de instrumentação na zona envolvente à estação
  4. Montagem de estaleiros e sondagens. Esta fase implicará:
    Desvios de trânsito
    Desvios de ocupação de subsolo
  5. Trabalhos de contenção de terras (entivações e escoramentos)
  6. Trabalhos de demolições, movimentos de terras, picagens de betão
  7. Execução de estruturas, argamassas, transferências de cargas
  8. Acabamentos, redes de Baixa Tensão, telecomunicações, hidráulicas
  9. Montagem de equipamentos e início de ensaios
  10. Trabalhos de conclusão da Obra
    Reposições
    Retirada de instrumentação
    Vistorias e ensaios finais
  11. Abertura da estação ao público

Desvios de trânsito previstos na proximidade da estação Arroios

A estação contempla alguma nova intervenção artística?

Sim. Está previsto integrar ao nível de um dos cais de embarque um painel cerâmico de Nikias Skapinakis, intitulado “Cortina Mirabolante”, criado para esta estação em 2005. Este painel de azulejos é constituído por três peças, num total de 15 m de extensão, tendo sido possível coloca-lo fora dos átrios, de modo a separar-se dos painéis de Maria Keil, numa área proeminente e destacada no centro de um dos cais.

Para quando a reabertuta da estação?

Prevemos abrir ao público a nova estação de Arroios em 2019.

Outras informações

Para mais informações sobre o projeto de Reabilitação da estação Arroios clique aqui.

Pedidos de Informação sobre a estação de Arroios

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