Comunicado de imprensa
Metro investe 114,5 M em sistema de sinalização na aquisição de 42 carruagens
O Metropolitano de Lisboa vai investir 114,5 milhões num novo sistema de sinalização ferroviária que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) ao Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda.
A adjudicação foi aprovada hoje na sequência do concurso público internacional lançado em setembro de 2018. O prazo global do contrato é de 77 (setenta e sete) meses, contados após visto prévio do Tribunal de Contas.
Esta adjudicação consiste no fornecimento de um sistema destinado à modernização do atual sistema de sinalização ferroviária do Metropolitano de Lisboa, que inclui:
- o fornecimento de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) com sistema de controlo automático e contínuo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC);
- a instalação do sistema de controlo automático e contínuo de comboios CBTC em 70 (setenta) comboios já existentes;
- a implementação de funcionalidades de proteção Automatic Train Protection (ATP), de operação Automatic Train Operation (ATO) e de supervisão Automatic Train Supervision (ATS) em toda a extensão das linhas Azul, Amarela e Verde;
- a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de 3 (três) anos após a receção provisória, incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis;
- o fornecimento de stock após o período de manutenção previsto na alínea anterior, constituído pelas peças sobressalentes e consumíveis necessárias à manutenção por um período de 2 (dois) anos;
- a formação técnica para operação e manutenção, parametrização, configuração ou regulação dos sistemas e equipamentos, por parte do Metropolitano de Lisboa;
- e o fornecimento das peças rotáveis, ferramentas e equipamentos de teste.
A aquisição de 14 novas unidades triplas vai melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, permitindo mais conforto e acessibilidade para os clientes, bem como um sistema de comunicação com os clientes que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos.
A aposta nos novos sistemas CBTC substituindo um sistema da década de 70 e já obsoleto vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos clientes.
A adjudicação agora efetuada faz parte de um conjunto de investimentos do ML nomeadamente do projeto de modernização e expansão do Metropolitano de Lisboa que envolve também as obras de construção (empreitadas de toscos) dos lotes 1 e 2, cujo prazo para a entrega de propostas terminou esta semana, bem como a empreitada de construção de dois viadutos junto à atual estação do Campo Grande, atualmente em fase de qualificação de concorrentes.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM | Gonçalo Santos – 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM | Patrícia Fernandes – 939 348 773 – patriciafernandes@lpmcom.pt
Arquivo de comunicados