Comunicados de imprensa recentes

 

 

 

 

 

 

COVID-19

Informação institucional sobre a resposta
do Metropolitano de Lisboa à situação pandémica

Expansão da rede do Metro

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa prevê a criação de uma linha circular.

Será construído o prolongamento da estação Rato à estação Cais do Sodré com duas novas estações: Estrela e Santos, de modo a unir a linha Amarela à linha Verde.

Através da linha circular, liga-se o transporte ferroviário de Cascais e fluvial do Tejo ao eixo central e ao transporte ferroviário urbano de Sintra, Azambuja, Setúbal e regional em Entrecampos, diminuindo a necessidade de transbordos.

Metro em números

estações

km de rede

linhas

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um compromisso assumido pelo Metropolitano de Lisboa, quer no que respeita à sustentabilidade da própria empresa, quer relativamente à sustentabilidade da envolvente onde a mesma atua.

Assim sendo o Metro atua em duas vertentes distintas, a interna e a externa; e nas três dimensões da sustentabilidade: económica, ambiental e social.

Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2020/2030Conheça o Plano que o Metropolitano de Lisboa desenvolveu, no âmbito do ODS 13 – Ação Climática da Agenda 2030 das Nações Unidas, como um dos objetivos estratégicos da empresa para colmatar as mudanças climáticas.

A nossa história

Com 72 anos de história desde a sua constituição, o Metropolitano de Lisboa cresceu e evoluiu com a história da própria cidade. As expansões da rede, ao longo dos anos, forneceram acesso a certas zonas de Lisboa já consolidadas e alteraram profundamente a configuração urbana de outras.

Documentos e relatórios

Aceda à documentação pública do Metropolitano de Lisboa, como Relatórios e Contas, Planos de Atividades e Orçamento e Relatórios de Sustentabilidade.