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Sustentabilidade
Estação S. Sebastião

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um compromisso assumido pelo Metropolitano de Lisboa, quer no que respeita à sustentabilidade da própria Empresa, quer relativamente à sustentabilidade da envolvente onde a mesma atua.  Assim sendo o Metro atua em duas vertentes distintas, a interna e a externa; e nas três dimensões da sustentabilidade: económica, ambiental e social.

Auscultando os seus stakeholders, conhecendo os seus requisitos e envolvendo-os, o Metro define e implementa práticas sustentáveis com vista a garantir a sua sustentabilidade económica e da sua envolvente, distribuindo valor para os seus fornecedores, clientes e comunidade, contribuindo ativamente para a descarbonização da economia e valorizando os seus recursos humanos, enquanto colaboradores da empresa e seres humanos.

O Metropolitano de Lisboa, na sequência das disposições legais e estatutárias aplicáveis, procedeu à elaboração de um Relatório Único de Gestão, do qual consta a informação financeira e não financeira da empresa. 

Neste sentido, tem elaborado os seus Relatórios de Gestão Consolidados englobando a informação das empresas do grupo, de acordo com as Diretrizes do IIRC – International Integrated Reporting Council e com as diretrizes do GRI Standards.

Declaração “Um Planeta, Um Plano”

No dia 6 de Setembro de 2019, o Metropolitano de Lisboa esteve presente em Barcelona no Fórum de Líderes, promovido pela Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP) da qual o Metropolitano de Lisboa é membro associado há 61 anos, ainda antes de iniciar o seu serviço público.

Mais de 40 organizações de transporte público de 23 países, debateram temas relacionados com a mobilidade urbana sustentável, do qual resultou uma declaração comum sobre o combate às alterações climáticas e o compromisso, por parte destes operadores de transporte, em fornecer soluções sustentáveis de mobilidade urbana a milhões de passageiros de todo o mundo, com o objetivo urgente de redução de gases de efeito estufa em 45% na próxima década e a compensação de emissões zero até 2050.

O Fórum de Líderes da UITP, no qual o Metropolitano de Lisboa teve uma participação ativa, apelou aos líderes políticos para a implementação de um plano configurado em quatro etapas distintas:

  1. Dar prioridade a ruas acessíveis, seguras, respiráveis e caminháveis, a partir do planeamento urbano;
  2. Fortalecer o papel do transporte público como a espinha dorsal de todos os serviços de mobilidade;
  3. Garantir apoios financeiros para mais investimento em veículos elétricos e outros veículos movidos a combustível limpo, de forma a reduzir as emissões de gases prejudiciais ao ambiente;
  4. Garantir que as fontes de energia renováveis estejam acessíveis e que são atribuídos apoios para a construção de instalações de energia renovável.

O Metropolitano de Lisboa contribui, assim, de forma efetiva, para a sustentabilidade da área metropolitana em que se insere, ao proporcionar níveis adequados e com qualidade do serviço de transporte público que diariamente presta aos seus clientes, com um reduzido impacto ambiental, otimizando, de forma adequada, os recursos disponíveis e contribuindo para a manutenção de um planeta mais verde.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Metropolitano de Lisboa, enquanto Empresa socialmente responsável e vocacionada para a promoção da Sustentabilidade, assume o seu compromisso para com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e respetivas metas:

ODS 5 - Igualdade de Género

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.

ODS 9 - Indústria, inovação e infraestruturas

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 13 - Ação climática

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver imagem) que se traduz em 169 metas, a serem alcançados por todos os países até ao ano 2030, concorrendo todos para um objetivo comum de sustentabilidade mundial, centrado em cinco eixos de atuação:

Pessoas – Prosperidade – Planeta – Paz – Parcerias

Perante estes factos, em julho de 2017, no Fórum Político das Nações Unidas, o Governo Português definiu como prioridades estratégicas, os seguintes ODS:

  • Educação de Qualidade (ODS4);
  • Igualdade de género (ODS5);
  • Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS9);
  • Reduzir as Desigualdades (ODS10);
  • Ação Climática (ODS13) e
  • Proteger a Vida Marinha (ODS14).
Lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 1: Erradicar a pobreza. 2: Erradicar a fome. 3: Saúde de qualidade. 4: Educação de qualidade. 5: Igualdade de género. 6: Água potável e saneamento. 7: Energias renováveis e acessíveis. 8: Trabalho digno e crescimento económico. 9: Indústria, inovação e infraestruturas. 10: Reduzir as desigualdades. 11: Cidades e comunidades sustentáveis. 12: Produção e consumo sustentáveis. 13: Ação climática. 14: Proteger a vida marinha. 15: Proteger a vida terrestre. 16: Paz, justiça e instituições eficazes. 17: Parcerias para a implementação dos objetivos.

Política de gestão

A organização adotou a norma NP EN ISO 9001, efetuando uma abordagem de gestão por processos. Para o efeito foram identificados os diversos processos que constituem a cadeia de valor da organização. A matriz de processos é reavaliada periodicamente com vista a verificar da sua adequabilidade face a alterações, endógenas ou exógenas, que tenham ocorrido. Cada um dos processos é monitorizado através de indicadores de desempenho, sendo fixados objetivos anuais e feito o acompanhamento periódico ao longo do ano. Esta abordagem permite a identificação eficaz e atempada de desvios na consecução dos objetivos propostos, possibilitando a tomada de decisões com vista à sua correção.

A gestão do desempenho ambiental baseia-se numa abordagem processo a processo, das diversas atividades aí executadas. Em cada processo são analisados os aspetos ambientais associados. Para cada aspeto ambiental considerado é identificado o potencial impacte ambiental decorrente das atividades da organização. Estes impactes tanto podem ser positivos como negativos. A métrica definida para avaliação dos impactes ambientais baseia-se no cálculo da significância do impacto tendo em consideração a sua duração, a área afetada e a intensidade, e na frequência ou probabilidade de ocorrência do aspeto associado. Com base nestes resultados são definidas medidas de mitigação dos impactes ambientais significativos negativos, e de potenciação dos positivos.

Política de gestão de qualidade e ambiente

O sistema de gestão de qualidade e ambiente rege-se por um conjunto de pressupostos definidos pelo CA e baseados nos princípios gerais do ML:

A satisfação do cliente como objetivo central

Concebendo e mantendo um serviço de transporte público de passageiros que dê resposta às expetativas e necessidades dos nossos clientes e demais partes interessadas.

Uma liderança empenhada e comprometida

Garantindo o alinhamento organizacional aos diversos níveis, definindo uma estratégia e objetivos claros para a organização e acompanhando a consecução desses objetivos.

Responsabilidades partilhadas e claramente definidas

Definido responsabilidades claras aos vários níveis da organização e fornecendo os meios para que as responsabilidades possam ser assumidas.

O envolvimento e qualificação das colaboradoras e dos colaboradores

Sensibilizando, qualificando e incentivando as colaboradoras e os colaboradores a participarem ativamente na melhoria dos processos, ao nível da sua eficiência, do seu desempenho ambiental e da mitigação dos riscos associados.

A gestão da Organização como um sistema composto por processos interrelacionados

Identificando os processos chave da cadeia de valor, e as suas interações, de forma a garantir a eficiência da gestão.

A melhoria contínua do desempenho

Através de um Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente dotado de mecanismos que permitem monitorizar a eficiência dos processos e o desempenho ambiental incluindo o desempenho energético, divulgar esses dados de forma transparente e identificar e implementar oportunidades de melhoria.

A tomada de decisões de forma sustentada

Garantindo que existem dados que permitam que a tomada de decisões seja baseada em factos.

O estabelecimento de relações de parceria com fornecedores

Definindo níveis de serviço e boas práticas de qualidade e ambiente, e trabalhando conjuntamente com vista a garantir o seu cumprimento e melhoria contínua com vantagens para ambas as partes.

A gestão dos impactes ambientais

Identificando e avaliando os aspetos e impactes ambientais, implementando medidas com vista a minimizar os aspetos ambientais significativos negativos, incluindo os consumos energéticos e maximizando os impactes ambientais positivos.

O cumprimento integral dos requisitos aplicáveis

Identificando os requisitos aplicáveis à Organização (legislação, normas e compromissos assumidos voluntariamente) e definindo medidas com vista a ser assegurado o seu cumprimento e a transposição célere para a organização de novos requisitos.

A inovação como fator diferenciador da qualidade do serviço prestado

Procurando em permanência conhecer as melhores práticas e as melhores soluções no mercado, verificar da sua aplicabilidade ao serviço prestado e implementa-las sempre que adequado.

O Metropolitano de Lisboa encontra-se certificado pelas seguintes normas: NP EN ISO 9001:2015 – Sistema de gestão da qualidade, NP EN ISO 14001:2015 – Sistema de gestão ambiental com o seguinte âmbito: Serviço de transporte público de passageiros no modo metropolitano onde se insere a exploração, construção e gestão da infraestrutura incluindo a exploração de espaços comerciais.

Possui, ainda, o seu serviço de transporte certificado pela norma NP 4475:2020 – Serviço de transporte de passageiros em modo metropolitano.

Associações

Membro BCSD Portugal - Empresas para a sustentabilidade
WBCSD

O Metropolitano de Lisboa é filiado ao Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal, associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 100 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

O BCSD Portugal integra, por sua vez, a Rede Global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável.

Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2020/2030