Informar
Projetos de investigação e inovação
Estação S. Sebastião

O Metropolitano de Lisboa participa num conjunto de projetos de investigação e inovação nas áreas da mobilidade sustentável, cofinanciados por diversos programas da União Europeia.

Estes projetos são uma aposta numa mobilidade que se quer mais amiga do ambiente e facilitadora do dia a dia dos habitantes da cidade de Lisboa.

Pictograma - lixeira

AeroSolfd

AeroSolfd é um projeto de inovação de 3 anos (maio de 2022 a abril de 2025), cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa Horizonte Europa, que fornecerá soluções de retrofit acessíveis, adaptáveis e ecológicas para melhorar a qualidade do ar, reduzindo as partículas em suspensão, nomeadamente as provenientes de partículas de travões e poluição em ambientes semifechados, com vista a uma rápida transição para uma mobilidade mais limpa e um ambiente mais saudável.

O Metropolitano de Lisboa íntegra o consórcio de parceiros de projeto, e que, na componente em que participamos, procura estudar soluções de melhoria da qualidade do ar em estações de metro. Para o efeito irão ser instalados equipamentos de filtragem do ar numa estação e realizadas monitorizações que permitam medir a eficácia da solução.

https://aerosolfd-project.eu/

Redução do consumo de água

Prevent- PCP

O projeto Prevent-PCP centra-se no aumento da segurança nos transportes públicos e áreas públicas nas suas proximidades através da aquisição de soluções tecnológicas inovadoras que permitirão a deteção automática atempada de objetos potencialmente perigosos sem vigilância, a identificação e localização de elementos suspeitos, e um sistema avançado de gestão de crises.

O principal objetivo do projeto é estimular a inovação, permitindo aos compradores orientar o desenvolvimento de uma solução rentável diretamente para as suas necessidades. A duração do projeto é de 36 meses a partir de Setembro de 2021 até Agosto de 2024 e envolve 11 compradores públicos de oito países da UE, que irão validar em quatro pilotos em Portugal, França, Espanha e Itália.

https://prevent-pcp.eu/

Capital Verde 2020

VoxPop

O VoxPop teve como objetivo criar soluções de mobilidade que vão ao encontro das necessidades das pessoas que vivem, estudam, trabalham e visitam Lisboa, procurando responder a um conjunto de desafios não tecnológicos da inovação digital.

A ambição passou por acelerar a transição digital do sistema de mobilidade da cidade com o desenvolvimento de um modelo mais colaborativo de gestão sustentado em ferramentas digitais que permitam tornar mais eficientes o planeamento, a operação e a manutenção da infraestrutura de transportes. Um dos pontos-chave do projeto foi a criação de soluções de mobilidade centradas nas pessoas que efetivamente delas usufruem. O projeto consiste de uma parceria de 8 entidades públicas e privadas nacionais, liderada pela CML e com gestão operacional a cargo da EMEL.

https://www.voxpoplisboa.pt/

Informação multimodal no site do Metro

Mobil.T

O projeto Mobil.T – (Mobility and Ticketing for Multimodal Transport in Lisbon)  visa harmonizar os diferentes sistemas de bilhética da Área Metropolitana de Lisboa (AML), promovendo uma mobilidade intermodal de forma mais integrada e acessível, nomeadamente através da modernização dos equipamentos disponíveis e da desmaterialização e integração da bilhética (introduzindo um sistema compatível com smartphones).

Esta integração multimodal de transportes públicos permitirá melhorar a qualidade de serviço prestado na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente através da promoção de um sistema de bilhética totalmente integrado e disponibilização de informação em tempo-real de serviços disponíveis na região de Lisboa. Este projeto é cofinanciado pelo Mecanismo Interligar a Europa da União Europeia.

http://www.mobil-t.eu/