Comunicado de imprensa
Metro transporta 173 milhões de passageiros em 2019
O Metropolitano de Lisboa transportou 173 milhões de passageiros em 2019, tendo em conta as validações de títulos de transporte realizadas. Este indicador corresponde a mais 15 milhões de passageiros, um crescimento de 9%, face ao período homólogo, em que foram transportados 158 milhões.
Esta evolução positiva da procura contribuiu para um acréscimo de 1,1%, da receita tarifária do Metro, que foi de 113 milhões de euros, um valor previsional com comparticipações de passes.
O Metropolitano de Lisboa registou, também, um acréscimo de validações de clientes com passes, passando de 108 milhões, em 2018, para 127 milhões de passageiros, em 2019. Um aumento de 17,9% do número de validações, que justifica o aumento de receitas do Metro nos passes, de cerca de 6,4 milhões de euros (+12,8%).
Este aumento está associado à diminuição da utilização verificada nos títulos ocasionais (redução de 11,9% face a 2018), com muitos clientes a transitar para a nova tipologia em virtude da introdução do PART e do novo tarifário do Navegante. O efeito conjugado destas duas dinâmicas está na origem da diminuição de receita verificada nos títulos de transporte ocasionais, de 5,6 milhões de euros, uma redução de 9,4% relativamente a 2018.
Estes números, que, desde 2017, representam um aumento de procura de cerca de 22 milhões de passageiros, refletem o resultado do esforço de aumento da oferta do Metropolitano de Lisboa, que, em 2019, atingiu 27.609.828 carruagens x km, o que representa um aumento da oferta de 6,38% relativamente ao ano transato, com maior incidência nas horas de ponta e aos fins-de-semana.
Com estes resultados o Metropolitano de Lisboa vê reconhecido o esforço que tem vindo a desenvolver, desde 2017, para dar resposta adequada às exigências e às expectativas dos seus clientes, reforçando a sua posição como transportador estruturante na Área Metropolitana de Lisboa, o que se traduz numa melhoria do seu desempenho global, designadamente na qualidade do serviço que diariamente presta, contribuindo para a consolidação de formas de mobilidade urbana mais sustentáveis, com efeitos positivos na descarbonização, na redução do congestionamento e na sinistralidade.
Os investimentos, atualmente em curso, no processo de Modernização e de Expansão da rede, são, também, a evidência do compromisso e do empenho efetivos do Metropolitano de Lisboa, junto das populações que habitam e/ou trabalham na Área Metropolitana de Lisboa, com a melhoria progressiva e continuada da qualidade do serviço que diariamente presta, apostando em novas formas de fidelização e de captação de clientes.
Consciente da importância do seu contributo para o sucesso das novas soluções de mobilidade que a Cidade e a sua área envolvente exigem, o Metropolitano de Lisboa prosseguirá, em 2020, o caminho que tem vindo a concretizar, com um reforço ativo do seu papel enquanto operador de transporte público urbano de passageiros.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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