PISA 2030 já possui 4 de 15 ações sustentáveis concluídas

Dia Internacional da Mulher 2021

No início de 2020, o Metropolitano de Lisboa lançou o PISA – Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2030, consolidando a ativa contribuição da empresa para a descarbonização do Planeta através da concretização das 15 ações.

 O 4º Relatório Trimestral do plano, divulgado durante o mês de abril, demonstra que 4 das 15 ações previstas para implementação até 2030 já se encontram concluídas. Destacam-se as seguintes:

  • Promoção da economia circular: Em 2020, atingiu-se o objetivo de 50% dos resíduos produzidos serem enviados para valorização.
  • Redução do consumo de água: O consumo de água pelo ML teve uma redução acumulada de -18% no 4º trimestre de 2020, em grande parte devido às melhorias na performance do atual sistema de rega nos Parques de Material e Oficinas (Calvanas e Pontinha), de modo a torná-lo mais racional e sustentável em termos do uso de água.

 Durante 2020, o ML também divulgou as iniciativas realizadas pela CML no âmbito da Lisboa Capital Verde, bem como disponibilizou em seu site a identificação dos meios de transporte que permitem aceder às diversas instalações da empresa, de modo a incentivar a utilização dos transportes públicos.

 O Metropolitano de Lisboa considera que a concretização de cerca de 27% das ações previstas até 2030 vem corroborar o empenho da empresa em constribuir para a causa ambiental. A empresa agradece o empenho das respetivas áreas envolvidas na realização das iniciativas.