Comunicado de imprensa
Metro compromete-se com Plano Integrado de Sustentabilidade
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado a 05 de junho desde 1972. Trata-se de uma iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas que visa alertar a humanidade para a importância da preservação do meio ambiente como fator essencial para a própria sobrevivência da raça humana.
O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e comprometida com a promoção da Sustentabilidade, assumiu publicamente o seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável, integrando na sua estratégia de sustentabilidade três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e ODS 13 – Ação Climática) comprometendo-se, igualmente, com o cumprimento de metas para cada um desses objetivos.
A empresa tem, igualmente, assumido outros compromissos com vista a contribuir para uma mobilidade mais sustentável em Lisboa, através da promoção, divulgação e implementação de uma série de medidas internas e externas, destinadas aos seus colaboradores, stakeholders e clientes.
Em 2018 a empresa aderiu à declaração “UM PLANETA, UM PLANO” da UITP – União Internacional dos Transportes Públicos, assumindo um compromisso para enfrentar os desafios da mobilidade urbana garantindo cidades verdes, saudáveis e sustentáveis.
Em 2019 procedeu à assinatura do Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa e no início de 2020 lançou o PISA 2020-2030 – Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2030, comprometendo-se, através da concretização de 15 ações, a contribuir ativamente para a descarbonização da economia, adotando os objetivos fixados no PNEC (Plano Nacional de Energia e Clima) 2030 e no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).
O Metropolitano de Lisboa é uma empresa certificada em Qualidade e Ambiente desde 2011 e 2013. Assume, assim, a sua atitude de promoção de sustentabilidade ambiental, adotando um conjunto de outras medidas internas, designadamente a monitorização periódica das descargas de águas residuais produzidas pela empresa, a monitorização do ruído e vibrações no âmbito dos valores legalmente estabelecidos e a redução de consumos diversos – água, energia, plásticos, papel e emissões de CO2 (indiretas, por via do consumo de energia).
O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e promotora da mobilidade sustentável contribui ativamente para mitigar as alterações climáticas oferecendo um serviço de transporte amigo do ambiente.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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