No âmbito das ações que têm vindo a ser adotadas para reforço das medidas de limpeza e higienização o Metropolitano de Lisboa realiza a quinta das seis ações de desinfeção por nebulização elétrica inicialmente contratualizadas, através da aplicação de produto, em toda a frota de material circulante e estações, com especial incidência nos locais de contacto dos passageiros, tendo em vista a redução de risco de contaminação e contágio da COVID-19.
Esta ação terá lugar nos dias 6 e 7 de julho em toda a frota de material circulante, e nos dias 12, 13 e 14 de julho em todas as estações da rede do Metropolitano de Lisboa.
Estão previstas realizar mais cinco ações de desinfeção deste tipo, à cadência de uma por mês, sendo a do próximo mês de agosto a sexta, de um pacote de seis inicialmente contratualizado, e as restantes quatro, que ocorrerão de setembro a dezembro, já em fase de adjudicação. Poderá ser ponderado a realização de mais ações idênticas, caso a situação pandémica se venha a manter em 2021.
O produto aplicado tem uma ação prolongada, mantendo-se ativo o efeito biocida até 30 dias. Recordamos que a primeira aplicação ocorreu a 14 de março.
Recorde-se que nos comboios o desinfetante está a ser aplicado nas cabinas de condução do maquinista e nas carruagens, nomeadamente nos bancos, varões, pegas, vidros e outras superfícies. Nas estações, a desinfeção realiza-se nos corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controle, elevadores e outras instalações.
Para além destas ações mensais de limpeza, o Metropolitano de Lisboa continua a reforçar a limpeza diária das instalações e das zonas mais críticas de contacto com o público e com os seus trabalhadores, a qual não interfere com as referidas ações de desinfeção. A empresa está a realizar, igualmente, desde o dia 04 de maio, o reforço da limpeza das pegas e varões e outras superfícies de maior contacto no interior dos comboios em circulação, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.
O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, continua a dar cumprimento às instruções emanadas pela sua Tutela e pela Direção Geral de Saúde, em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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