Comunicado de imprensa
Rede do Metro de Lisboa passa testes microbiológicos após verificação das boas práticas COVID-19
No âmbito das medidas adotadas no combate ao surto de SARS-COV-2 (COVID 19) o Metropolitano de Lisboa viu reconhecida a eficácia da higienização e da limpeza das suas estações e do material circulante numa auditoria independente que verificou os procedimentos de contingência adotados pela Empresa, face ao atual surto da COVID-19, para defesa da saúde pública dos seus Trabalhadores e Clientes.
Os resultados da campanha do último mês de outubro demonstram que, em 100% dos testes, os resultados foram inferiores ao valor limite de 1,9 pg ATP*/cm2, indicando que as superfícies foram efetivamente limpas e desinfetadas.
Em agosto, os resultados tinham sido de 95,7% nas estações e de 96,7% no material circulante, pelo que foram implementadas medidas de reforço da limpeza que se vieram traduzir no valor referido de 100% a partir de setembro.
Com esta auditoria, realizada pela SGS, foi possível a validação de que o Metropolitano de Lisboa cumpre com os requisitos de higiene e segurança e, consequentemente, a obtenção do selo “Viaje com confiança” obtido no mês de julho do corrente ano, através da adoção de um conjunto de ações que visam a verificação das boas práticas nos procedimentos adotados.
Nesse âmbito, e para além da verificação de procedimentos, nomeadamente da adequação dos procedimentos do Metropolitano de Lisboa com as diretrizes da DGS (Direção Geral de Saúde), ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e outras autoridades competentes, são realizados testes microbiológicos (ATP) aos pontos de contacto mais frequentes dos clientes da empresa, como sejam os varões ou pegas dos comboios, máquinas de venda de títulos, corrimões das escadas ou botões dos elevadores.
Esta verificação, que vai decorrer até ao final do ano, permite ao Metropolitano de Lisboa uma melhor monitorização e gestão dos seus meios e recursos, com vista à obtenção de resultados de higienização positivos e validados, que garantam aos clientes uma utilização segura e de confiança.
O Metropolitano de Lisboa, com o conjunto de medidas internas e externas já implementadas, continua a dar cumprimento às instruções emanadas pela sua Tutela e pela Direção Geral de Saúde, em alinhamento com as melhores práticas implementadas noutras empresas congéneres e instituições nacionais e internacionais.
* Teste de adenosina trifosfato (ATP)
Contactos para informações adicionais
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt
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