Skip to content

A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

  • Ligação ao Facebook do Metropolitano de Lisboa
       
    Ligação ao Instagram do Metropolitano de Lisboa
      
    Ligação à conta de Twitter do Metropolitano de Lisboa
    Ligação à conta de Linkedin do Metropolitano de Lisboa
     
    Ligação ao Canal no Youtube do Metropolitano de Lisboa
  •   
    Contactos
  • Clientes
  • Empresa
  • Loja do Metro
  • Clube Metrox
  • PT
  • EN
Site do Metropolitano de Lisboa, EPE - Empresa
  • Conhecer
  • Informar
  • Comunicar
  • Junte-se a nós
  • Fundos Europeus
  • Cliente |Empresa
  • PT | EN
Select Page

Comunicado de imprensa

Metro investe 161,3 mil € em tecnologia sem contacto e 2,9M€ na instalação do sistema automático de deteção de incêndios

4.12.2020

Os clientes do Metropolitano de Lisboa já podem efetuar pagamentos dos títulos de transporte adquiridos nas máquinas automáticas através da funcionalidade sem contacto.

As 285 máquinas automáticas de venda de títulos existentes nas estações do Metropolitano de Lisboa foram equipadas com leitores de pagamento sem contacto, que permitem pagamentos de títulos, através de QR-Code e da aplicação bancária MBWay, de telemóvel e de cartões bancários que disponham dessa tecnologia.

Este upgrade, efetuado em todas as máquinas, contou com um investimento total de 161,3 mil euros.

 

Estação Olivais requalificada

O Metropolitano de Lisboa concluiu, também, as obras de requalificação da estação dos Olivais. A empreitada, iniciada em 26 de fevereiro de 2019, integrou os trabalhos de reabilitação a nível de correção de patologias nas infraestruturas e a renovação de alguns equipamentos fundamentais para a prestação de um serviço de qualidade.

Destacam-se as intervenções de reparação e o tratamento das infiltrações em praticamente todas as zonas da estação. Foram, também, efetuadas reabilitações em alguns elementos arquitetónicos, nomeadamente a renovação dos tetos das abóbadas do cais, a reabilitação dos painéis de azulejos com as obras plásticas, bem como a limpeza e reabilitação das paredes e pedras de revestimento.

Em termos de infraestruturas elétricas, foram integralmente substituídas duas escadas mecânicas de ligação entre o cais e o átrio, substituídas as portas dos três elevadores da estação, realizadas intervenções de renovação do sistema de bombagem da subestação de tração e renovado o sistema de iluminação das zonas públicas para iluminação LED, de baixo consumo.

Esta última medida afigura-se de especial importância, já que o Metropolitano de Lisboa lançou, no início do corrente ano e no âmbito da “Lisboa Capital Verde”, o Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental 2030, contemplando um conjunto de 15 ações, com vista a garantir a melhoria da sua sustentabilidade ambiental. Uma dessas medidas corresponde ao compromisso em proceder à alteração, até 2027, dos sistemas de iluminação da totalidade das estações para tecnologia LED, com vista à racionalização e redução do consumo de energia na rede.

A substituição da iluminação, agora efetuada na estação Olivais, ao nível do cais e dos acessos, já permitiu uma redução da potência instalada de 126,175 kW, o que significa uma redução de 299 ton CO2eq anual.

Presentemente, 17 das 56 estações (30%) dispõem de sistema de iluminação LED.

O sistema de videovigilância foi, também, uma das melhorias efetuadas na estação Olivais, tendo sofrido uma atualização com a inclusão da funcionalidade de controlo de acessos e intrusões à via férrea. Este sistema já se encontra instalado em 16 estações e prevê-se venha a ser estendido às restantes. Está diretamente ligado ao Posto de Comando Central do Metropolitano de Lisboa e permite a gravação das imagens.

As obras de requalificação efetuadas na estação Olivais relativas à correção das patologias da infraestrutura, renovação da iluminação para tecnologia LED e atualização do sistema de videovigilância, correspondem a um investimento total de 3,9 M€.

 

Novo sistema de deteção de incêndios

A estação Olivais foi, posteriormente, alvo de trabalhos para a instalação do Sistema Automático de Deteção de Incêndios – SADI que permite avisar rapidamente os serviços competentes da existência de um foco de incêndio e desencadear automaticamente as ações previstas para evitar a sua propagação.

Ao ser detetada uma situação de incêndio, os detetores automáticos transmitem um sinal à central de incêndios e ao sistema de gestão, dando origem a uma sinalização acústica e luminosa na central, possibilitando a visualização da zona em alarme.

O sistema, após a temporização previamente programada, faz transitar a ocorrência para um segundo nível de alarme, desencadeando diversas operações automáticas de proteção, nomeadamente atuação do sistema de emergência de incêndios para os elevadores, paragem das unidades de ventilação da zona ou zonas em alarme, sinalização da ocorrência na central, entre outros.

Este sistema encontra-se, agora, instalado em todas as estações, estando prevista a sua modernização nas estações, parques de material e oficinas e instalações administrativas em que o mesmo já se encontra obsoleto. Conta com um investimento global previsto de 2,9 M€, dos quais 607.450 mil € são comparticipados pelo Fundo Ambiental. A instalação do  SADI da estação Olivais teve um investimento de  77.450 mil €.

A estação Olivais abriu ao público em novembro de 1998. Conta com o projeto arquitetónico de Rui Cardim e a intervenção plástica de Nuno de Siqueira (cais) e Cecília de Sousa (acessos cais/átrio, átrio e exterior).

Contactos para informações adicionais

Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda – 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt

Unimagem | Margarida Guimarães – 969 660 270 – assessoria@unimagem.pt

Arquivo de comunicados

Arquivo de comunicados

2025

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio

2024

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2023

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2022

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2021

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2020

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro

2019

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
Comunicados de imprensa
Galeria de imagens
Filmagens e Fotografias
Conhecer
  • Empresa
  • Órgãos Sociais
  • Organograma
  • História do Metro
  • Sustentabilidade
  • Contactos
Informar
  • Governo Societário
  • Relatórios e Documentos
  • Contratação Pública
  • Investimentos
  • PISA
Comunicar
  • Filmagens e Fotografias no Metro
  • Galeria de imagens
Junte-se a nós
  • Junte-se a nós
  • Recrutamentos em vigor
Sede Social
Avenida Fontes Pereira de Melo, 28
1069-095 Lisboa, Portugal

Sede Executiva
Estrada da Pontinha, s/n
1600-582 Lisboa, Portugal
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)

comunicacao.institucional@metrolisboa.pt
Contactos Institucionais
para entidades públicas,
internacionais e de imprensa
Centro de atendimento
Serviço de atendimento para
o esclarecimento de dúvidas
sobre o serviço prestado
pelo Metro.
213 500 115
(chamada para a rede fixa nacional)
Horário: Dias úteis, das 8h30 às 19h
atendimento@metrolisboa.pt
Linha circular
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.circular@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00

Linha Vermelha
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linhaVermelha.alcantara@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Linha Violeta
Assuntos relacionados
com a expansão da rede
213 500 144
(chamada para a rede fixa nacional)
linha.violeta@metrolisboa.pt
Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
Termos e condições de utilização | Política de privacidade | Cookies | Mapa do site | Acessibilidade | Cliente
© 2025 Metropolitano de Lisboa E.P.E.
Utilizamos cookies e dispositivos similares no nosso website para o seu bom funcionamento técnico (cookies necessários), para analisarmos informação estatística (cookies analíticos), recordarmos as suas preferências (cookies de preferências) e adaptar anúncios aos seus interesses (cookies de publicidade). Pode gerir a utilização dos cookies clicando em "Configurar". Ao navegar no nosso website, está a concordar com a configuração atual e com nossa Política de Cookies .
Settings Permitir cookies Saber mais
Privacy & Cookies Policy

Configuração de cookies

Proteger a sua privacidade é fundamental para nós. Os cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no seu computador ou dispositivo móvel quando acede a determinados websites ou outros serviços online, contendo informação relativa à sua navegação. Os cookies que usamos não armazenam informação pessoal sensível, como por exemplo, a sua morada, palavra-passe ou dados bancários. À exceção dos cookies necessários para a prestação de serviço, só serão recolhidos cookies após manifestar a sua aceitação através da opção "Aceitar seleção" ou "Aceitar todos". Deve ter em conta que ao não permitir certos tipos de cookies, poderá sentir impacto na sua experiência no website ou outros serviços online. Pode permitir a recolha e utilização de cookies que fazemos, através das opções abaixo:
Cookies necessários para a prestação de serviço
Sempre ativas
Estes cookies são necessários e essenciais para o bom funcionamento técnico do website e das suas funcionalidades. Considerando esta finalidade, a recolha destes cookies não pode ser desativada no site.
Cookies de preferências
Estes cookies permitem que o website se lembre das suas preferências e personalização de funcionalidades para que não seja necessário voltar a configurar o website cada vez que o visita
CookieDuraçãoDescrição
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
Cookies de análise estatística de serviço
Estes cookies são utilizados para analisar informação estatística acerca da sua utilização do website, por forma a melhorar o seu funcionamento (por exemplo, saber as páginas que visitou e os links a que acedeu no website). Estes cookies são recolhidos de uma forma que não o identifica diretamente.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*1 minuteGoogle Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid1 dayGoogle Analytics sets this cookie to store information on how visitors use a website while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the collected data includes the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded YouTube videos and registers anonymous statistical data.
ln_or1 dayLinkedin sets this cookie to registers statistical data on users' behaviour on the website for internal analytics.
Cookies de publicidade personalizada
Estes cookies podem ser instalados a partir do website por entidades externas e podem ser utilizados por essas entidades para, de acordo com os seus interesses, mostrar-lhe anúncios relevantes noutros websites.
CookieDuraçãoDescrição
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
et_pb_ab_read_page_25916false1 yearDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_25916sessionDescription is currently not available.
et_pb_ab_view_page_28228sessionDescription is currently not available.
Save & Accept
Powered by GDPR Cookie Compliance WebToffee Logo