Comunicado de imprensa
Contrato para a modernização do sistema de sinalização e aquisição de 42 novas carruagens recebe visto prévio do Tribunal de Contas
O contrato para a aquisição de um novo sistema de sinalização ferroviária e a aquisição de 14 novas unidades triplas (42 carruagens), recebeu visto prévio por parte do tribunal de contas.
Com esta decisão, o contrato assinado a 08 de fevereiro de 2020 com o Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda., pelo valor de 114,5 milhões de euros, com o prazo global de execução de setenta e sete meses, contados após visto prévio do Tribunal de Contas, inicia, agora, a sua vigência.
A assinatura do contrato de aquisição de material circulante e de sistema de controlo automático dos comboios para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. decorreu na sequência do concurso público internacional lançado em setembro de 2018 e da adjudicação ocorrida no dia 24 de janeiro de 2020.
A aquisição de 14 novas unidades triplas vai melhorar a oferta de comboios e serviços do ML, permitindo mais conforto e acessibilidade para os clientes, bem como um sistema de comunicação com os clientes, que vai permitir informação variável e flexível e sistemas de segurança e vídeo vigilância mais modernos.
A aposta nos novos sistemas CBTC, substituindo um sistema da década de 70, vai permitir um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado pelo Metropolitano de Lisboa, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida.
Este contrato consiste no fornecimento de um sistema destinado à modernização do atual sistema de sinalização ferroviária do Metropolitano de Lisboa que inclui:
- o fornecimento de 14 novas unidades triplas (42 carruagens) com sistema de controlo automático e contínuo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC);
- a instalação do sistema de controlo automático e contínuo de comboios CBTC em 70 (setenta) comboios já existentes;
- a implementação de funcionalidades de proteção Automatic Train Protection (ATP), de operação Automatic Train Operation (ATO) e de supervisão Automatic Train Supervision (ATS) em toda a extensão das linhas Azul, Amarela e Verde;
- a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos pelo prazo de 3 (três) anos após a receção provisória, incluindo toda a mão-de-obra, peças sobressalentes e consumíveis;
- o fornecimento de stock após o período de manutenção previsto na alínea anterior, constituído pelas peças sobressalentes e consumíveis necessárias à manutenção por um período de 2 (dois) anos;
- a formação técnica para operação e manutenção, parametrização, configuração ou regulação dos sistemas e equipamentos, por parte do Metropolitano de Lisboa;
- o fornecimento das peças rotáveis, ferramentas e equipamentos de teste.
O fornecimento das novas carruagens terá entregas faseadas. O plano de trabalhos da proposta prevê que a primeira unidade tripla (3 carruagens) seja entregue no 1.º trimestre de 2023, sendo a entrega da 14.ª e última unidade tripla prevista para o 3.º trimestre de 2025. As carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita. O salão de passageiros também estará concebido para maximizar o espaço disponível, cumprindo, ao mesmo tempo, os requisitos dos lugares sentados, cuja distribuição será feita com base numa disposição longitudinal.
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