Comunicado de imprensa
Abertas as propostas para os trabalhos de acabamento e sistemas para a linha circular

O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de projeto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré – Metropolitano de Lisboa (Lote 4), tendo apresentado propostas, em análise e avaliação pelo Júri, quatro empresas.
O concurso para o Lote 4 foi lançado pelo Metropolitano de Lisboa em agosto de 2021, com um preço base de € 76.513.869,00.
No âmbito deste contrato encontram-se compreendidos os trabalhos de acabamentos, incluindo alvenarias, revestimentos, serralharias, vidraceiro, mobiliário e sinalética, as redes hidráulicas, elétricas, de telecomunicações e de supervisão das instalações técnicas, redes de dados e de segurança, bem como os trabalhos de via-férrea e sistemas de bilhética.
Este concurso enquadra-se no âmbito da concretização do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, que viabiliza a criação de um anel envolvente na zona central da cidade de Lisboa, e é sequencial às empreitadas em curso, respeitantes aos lotes 1 e 2, para a construção dos Toscos dos Lotes Rato/Santos e Santos/Cais do Sodré, respetivamente, e ao lote 3 referente à empreitada de Projeto e Construção dos Toscos, Acabamentos e Sistemas – Viadutos do Campo-Grande.
Prevista inaugurar em 2024, esta nova extensão contará com mais 2 km de rede e 2 novas estações. Trata-se de um investimento estruturante para o Metro de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando de forma mais eficiente os serviços metropolitanos.
A implementação da linha Circular vem, assim, melhorar o atual serviço do Metro de Lisboa e contribuirá para uma reestruturação de todo o sistema de transporte. Reorganizará a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, promovendo a redução dos tempos de deslocação e a descarbonização, com os consequentes ganhos ambientais significativos.
Mais informações sobre os projetos em curso através do site https://projetos.metrolisboa.pt/
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