Comunicado de imprensa

Metropolitano já iniciou contratação de maquinistas e reforça equipas de manutenção

16.06.2022

Passageiros no metro

O Metropolitano de Lisboa informa que já está aberto concurso para que 22 operadores comerciais sejam promovidos a maquinistas, através de progressão interna.

Mais informa que já decorrem 8 concursos e outros 5 concursos serão abertos até 31 de julho para reforço efetivo de trabalhadores. 

Estas contratações surgem na sequência da autorização concedida pelo Governo, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2022, para a contratação de 58 trabalhadores:  34 agentes de tráfego, 13 oficiais de manutenção, dois inspetores de obra e nove técnicos especializados.

Como o Metropolitano de Lisboa tem afirmado no diálogo mantido com as Associações Sindicais, a autorização de recrutamento ora concedida permite dar resposta às principais reivindicações, na medida em que possibilita:

a) A admissão imediata de trabalhadores, bem como as respetivas progressões nas carreiras de forma a completar as vagas existentes;

b) Colmatar a falta de trabalhadores Maquinistas com a progressão de 22 trabalhadores;

c) A recomposição do quadro de encarregados de movimento;

d) A nomeação de três encarregados de tração e de dois Inspetores de Tração.

Em suma, o Metropolitano de Lisboa considera que, com a autorização ora concedida pelo Governo aliada à prévia autorização para prorrogar o Acordo de Empresa (“AE”) por mais um ano, estão reunidas as condições necessárias para uma negociação construtiva do AE vigente, e na procura de soluções conjuntas de melhoria das condições de trabalho e de remuneração no Metropolitano de Lisboa.

Estas medidas contribuirão, sem dúvida, para a salvaguarda dos interesses dos trabalhadores, que são o maior ativo da empresa, contribuindo para o seu crescimento, por forma a prestar um melhor serviço aos seus utentes.

km de rede

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 37_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Patrícia Fernandes
939 348 773  – patriciafernandes@lpmcom.pt

 

Metropolitano de Lisboa celebra os 50 Anos do 25 de abril

Metropolitano de Lisboa celebra os 50 Anos do 25 de abril

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Concerto na estação do Marquês de Pombal - 25 de abril - 14h00 O Metropolitano de Lisboa vai assinalar, no próximo dia 25 de abril, quinta-feira, o 50ª aniversário do 25 de...

Metropolitano de Lisboa e Porto Editora oferecem livros

Metropolitano de Lisboa e Porto Editora oferecem livros

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Dia Mundial do Livro O Metropolitano de Lisboa, numa ação de incentivo à leitura, junta-se à Porto Editora no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora na...