Comunicado de imprensa

Acesso a Alcântara (sentido Algés) com mais uma alternativa

7.09.2022

Na imagem lê-se: Linha Circular. Lote 2, desvio alternativo pela Rua da Cintura do Porto de Lisboa

Circulação pela Praça Duque da Terceira e Rua da Cintura do Porto de Lisboa

Quem pretender deslocar-se em viatura própria no sentido Praça do Comércio/Algés tem, a partir de dia 09 de setembro, uma nova alternativa de desvio através da Praça Duque de Terceira em direção à Rua da Cintura do Porto de Lisboa, com acesso direto à Avenida Brasília, sem necessidade de circular pela Av. 24 de julho.

O acesso ao desvio alternativo, que passa a ser outra opção em relação à solução que já existe na Avenida 24 de Julho encontra-se devidamente sinalizado no local. Assim, quem quiser deslocar-se no sentido Santos, deverá utilizar a Av. 24 de julho. Quem quiser seguir em direção a Alcântara, poderá utilizar a Av. Ribeira das Naus, passar pela Praça Duque de Terceira, pela Rua de Cintura do Porto de Lisboa em direção à Av. Brasília.

Este novo desvio alternativo de circulação surge no âmbito dos constrangimentos à circulação nas imediações da Avenida 24 de Julho provocados pelas obras temporárias para construção da futura estação Santos do Metropolitano de Lisboa, já iniciadas e que desde o passado dia 13 de julho, por um período de 23 meses, condicionarão a circulação na Avenida 24 de Julho, no troço compreendido entre a Av. D. Carlos I e Boqueirão do Duro.

Nessa mesma data, foram implementadas pelo Metropolitano de Lisboa alternativas de circulação oportunamente divulgadas, bem como recomendados percursos alternativos.

Mapa com indicação dos percursos alternativos

Prevista inaugurar em 2024, a linha Circular que ligará a estação Rato ao Cais do Sodré numa extensão de mais 2 quilómetros de rede, criará um novo anel circular no centro de Lisboa, e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.

A implementação da linha Circular contribuirá, igualmente, para uma reestruturação de todo o sistema de transporte, reorganizando a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual. Possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando de forma mais eficiente os serviços metropolitanos, com ganhos ambientais significativos.

Com um impacto estimado da procura no primeiro ano, de 9 milhões de novos passageiros na linha Circular e de 5,3% em toda a rede, este novo anel no centro da cidade vai retirar da superfície 2,6 milhões de veículos de transporte individual por ano. Fomentará a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

Conta com um investimento total previsto de 240,2 M€, cofinanciado em 137,2 M€ pelo Fundo Ambiental e em 103,0 M€ pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Conscientes que as intervenções ocorrerão numa zona de grande densidade de tráfego lamentamos, desde já, os transtornos que estes condicionamentos e desvios de trânsito possam vir a causar nas rotinas diárias da população em geral.

Informações adicionais no site do metropolitano de Lisboa https://projetos.metrolisboa.pt/

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