Skip to content

A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

  • Ligação ao Facebook do Metropolitano de Lisboa
       
    Ligação ao Instagram do Metropolitano de Lisboa
      
    Ligação à conta de Twitter do Metropolitano de Lisboa
    Ligação à conta de Linkedin do Metropolitano de Lisboa
     
    Ligação ao Canal no Youtube do Metropolitano de Lisboa
  •   
    Contactos
  • Clientes
  • Empresa
  • Loja do Metro
  • Clube Metrox
  • PT
  • EN
Site do Metropolitano de Lisboa, EPE - Empresa
  • Conhecer
  • Informar
  • Comunicar
  • Junte-se a nós
  • Fundos Europeus
  • Cliente |Empresa
  • PT | EN
Select Page

Notícia

Esclarecimento sobre os equipamentos mecânicos da Baixa Chiado

20.10.2022

Ícones: elevador, escada mecânica e tapete rolante

Escadas mecânicas da estação Baixa Chiado

A estação Baixa-Chiado dispõe de 12 escadas mecânicas: 4 no acesso à Rua do Crucifixo e 8 no acesso ao Chiado. 

Na estação Baixa Chiado, 5 escadas mecânicas já foram substituídas por novos equipamentos e encontram-se em curso obras de renovação e beneficiação das restantes 7 escadas. Estas obras de beneficiação e modernização das 7 escadas que se encontram em curso possibilitarão que, no final do mês de outubro do corrente ano, todas as escadas mecânicas dessa estação estejam em pleno funcionamento. Esta é a uma solução provisória até à substituição integral das restantes 7 escadas, que se prevê esteja concluída no primeiro trimestre de 2024.

Encontra-se a decorrer um concurso público da empreitada de modernização de 3 lances de escadas mecânicas e a substituição integral de mais 4 lances (o prazo de apresentação de propostas termina no dia 31/10/2022). Em 2023, prevê-se o lançamento de concurso para substituição dos elevadores. Infelizmente por questões que se prendem com a inserção da estação na Baixa Chiado apenas existem elevadores entre os cais e os átrios de acesso.

As avarias registadas nas escadas rolantes da estação Baixa-Chiado devem-se, principalmente, às seguintes razões:

  1. situações de desgaste acumulado pelo tempo de serviço, não incluídas no âmbito dos contratos de manutenção e que exigem a consulta ao mercado para contratação da referida reparação (processos normalmente morosos);
  2. Estação de elevado movimento de clientes. Acresce a sobreutilização dessa estação, estimando-se que 30 a 50% da utilização se deva a atravessamentos de uma zona da cidade para outra (já que se tratam de acessos em zona não paga) por pessoas que não são clientes Metro;
  3. antiguidade de alguns dos equipamentos que, estando descontinuados, apresentam dificuldades acrescidas na aquisição de peças de reparação;
  4. dificuldades no cumprimento dos prazos de entrega de material para reparação dificultados quer no período da pandemia quer com o surgimento da guerra na Ucrânia;
  5. atos de vandalismo que provocam um anormal fluxo de avarias.

No âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, o Metro de Lisboa já realizou um investimento de cerca de 5,12 milhões de euros. As acessibilidades, em geral, e as escadas e os tapetes rolantes em particular, são uma matéria prioritária para o Metro de Lisboa. É nesse sentido que a empresa tem vindo a adaptar e a modernizar as suas estações e equipamentos por forma a dar cumprimento ao princípio da Acessibilidade e Mobilidade para todos. Recordemos que a rede do ML inclui 117 elevadores e 244 escadas e tapetes rolantes.

O Metro de Lisboa encontra-se, desde sempre, empenhado na resolução, com a maior brevidade possível, dos problemas de avarias dos equipamentos mecânicos que se têm vindo a verificar nesta estação (e em toda a sua rede) e reconhece que os mesmos causam transtornos aos seus clientes. Contudo, e conforme já descrito anteriormente, a sua resolução depende de diversas variáveis  que não se prendem somente com a implementação de procedimentos internos, pelo que apela à compreensão dos seus clientes.

Acessibilidade e Segurança para Passageiros Idosos, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida

É de destacar a implementação, atualmente em curso, do plano da “Acessibilidade e Segurança para Passageiros Idosos, Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida” que prevê a instalação, modernização e/ou substituição de equipamentos mecânicos na rede. Trata-se de um projeto que prevê que em 2025 o Metro de Lisboa disponha de 52 estações com acessibilidade plena (este número não contempla as novas estações que, entretanto, se venham a inaugurar no âmbito dos projetos de ampliação da rede que já abrirão dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena).

Atualmente, das 56 estações de Metro existentes, 43 estações dispõem de acessibilidade plena (situação que garante o acesso a pessoas com mobilidade reduzida) o que corresponde a cerca de 77% da totalidade das estações da rede.

Está disponível no site do Metro de Lisboa uma funcionalidade, designada por “estado dos elevadores” que dá informação aos clientes sobre a operacionalidade desses equipamentos. Esta funcionalidade permite melhorar a informação ao cliente no que diz respeito às acessibilidades das estações.

De salientar ainda, outros sistemas inclusivos já implementados na rede, a saber:

  • Sinalética em braile e botão de ajuda nas máquinas automáticas de venda de títulos;
  • Botão de ajuda nos canais de validação que permite contacto direto com um funcionário da empresa;
  • Sistema sonoro e escrito de mensagens nas estações e no interior dos comboios;
  • Existência de rampas amovíveis para acesso aos comboios por cadeiras de rodas elétricas, para obviar o desnível existente entre o cais e o comboio;
  • Existência em todas as estações de canais de acesso mais largos, compatíveis com a passagem de clientes com mobilidade reduzida bem como de pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia;
  • Existência de plataforma elevatória numa estação.

Importa evidenciar, também, que faz parte das boas práticas dos trabalhadores do Metro nas estações darem a devida atenção a pessoas com mobilidade reduzida.

Arquivo de notícias

Arquivo de notícias

2025

  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio

      2024

      • Janeiro
      • Fevereiro
      • Março
      • Abril
      • Maio
      • Junho
      • Julho
      • Agosto
      • Setembro
      • Outubro
      • Novembro
      • Dezembro

          2023

          • Janeiro
          • Fevereiro
          • Março
          • Abril
          • Maio
          • Junho
          • Julho
          • Agosto
          • Setembro
          • Outubro
          • Novembro
          • Dezembro

          2022

          • Janeiro
          • Fevereiro
          • Março
          • Abril
          • Maio
          • Junho
          • Julho
          • Agosto
          • Setembro
          • Outubro
          • Novembro
          • Dezembro

          2021

          • Janeiro
          • Fevereiro
          • Março
          • Abril
          • Maio
          • Junho
          • Julho
          • Agosto
          • Setembro
          • Outubro
          • Novembro
          • Dezembro
          Notícias
          Conhecer
          • Empresa
          • Órgãos Sociais
          • Organograma
          • História do Metro
          • Sustentabilidade
          • Contactos
          Informar
          • Governo Societário
          • Relatórios e Documentos
          • Contratação Pública
          • Investimentos
          • PISA
          Comunicar
          • Filmagens e Fotografias no Metro
          • Galeria de imagens
          Junte-se a nós
          • Junte-se a nós
          • Recrutamentos em vigor
          Sede Social
          Avenida Fontes Pereira de Melo, 28
          1069-095 Lisboa, Portugal

          Sede Executiva
          Estrada da Pontinha, s/n
          1600-582 Lisboa, Portugal
          213 500 115
          (chamada para a rede fixa nacional)

          comunicacao.institucional@metrolisboa.pt
          Contactos Institucionais
          para entidades públicas,
          internacionais e de imprensa
          Centro de atendimento
          Serviço de atendimento para
          o esclarecimento de dúvidas
          sobre o serviço prestado
          pelo Metro.
          213 500 115
          (chamada para a rede fixa nacional)
          Horário: Dias úteis, das 8h30 às 19h
          atendimento@metrolisboa.pt
          Linha circular
          Assuntos relacionados
          com a expansão da rede
          213 500 144
          (chamada para a rede fixa nacional)
          linha.circular@metrolisboa.pt
          Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00

          Linha Vermelha
          Assuntos relacionados
          com a expansão da rede
          213 500 144
          (chamada para a rede fixa nacional)
          linhaVermelha.alcantara@metrolisboa.pt
          Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
          Linha Violeta
          Assuntos relacionados
          com a expansão da rede
          213 500 144
          (chamada para a rede fixa nacional)
          linha.violeta@metrolisboa.pt
          Horário: dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h00
          Termos e condições de utilização | Política de privacidade | Cookies | Mapa do site | Acessibilidade | Cliente
          © 2025 Metropolitano de Lisboa E.P.E.
          Utilizamos cookies e dispositivos similares no nosso website para o seu bom funcionamento técnico (cookies necessários), para analisarmos informação estatística (cookies analíticos), recordarmos as suas preferências (cookies de preferências) e adaptar anúncios aos seus interesses (cookies de publicidade). Pode gerir a utilização dos cookies clicando em "Configurar". Ao navegar no nosso website, está a concordar com a configuração atual e com nossa Política de Cookies .
          Settings Permitir cookies Saber mais
          Privacy & Cookies Policy

          Configuração de cookies

          Proteger a sua privacidade é fundamental para nós. Os cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no seu computador ou dispositivo móvel quando acede a determinados websites ou outros serviços online, contendo informação relativa à sua navegação. Os cookies que usamos não armazenam informação pessoal sensível, como por exemplo, a sua morada, palavra-passe ou dados bancários. À exceção dos cookies necessários para a prestação de serviço, só serão recolhidos cookies após manifestar a sua aceitação através da opção "Aceitar seleção" ou "Aceitar todos". Deve ter em conta que ao não permitir certos tipos de cookies, poderá sentir impacto na sua experiência no website ou outros serviços online. Pode permitir a recolha e utilização de cookies que fazemos, através das opções abaixo:
          Cookies necessários para a prestação de serviço
          Sempre ativas
          Estes cookies são necessários e essenciais para o bom funcionamento técnico do website e das suas funcionalidades. Considerando esta finalidade, a recolha destes cookies não pode ser desativada no site.
          Cookies de preferências
          Estes cookies permitem que o website se lembre das suas preferências e personalização de funcionalidades para que não seja necessário voltar a configurar o website cada vez que o visita
          CookieDuraçãoDescrição
          li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
          lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
          UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
          Cookies de análise estatística de serviço
          Estes cookies são utilizados para analisar informação estatística acerca da sua utilização do website, por forma a melhorar o seu funcionamento (por exemplo, saber as páginas que visitou e os links a que acedeu no website). Estes cookies são recolhidos de uma forma que não o identifica diretamente.
          CookieDuraçãoDescrição
          _fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
          _ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
          _ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
          _gat_gtag_UA_*1 minuteGoogle Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
          _gid1 dayGoogle Analytics sets this cookie to store information on how visitors use a website while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the collected data includes the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
          AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
          CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded YouTube videos and registers anonymous statistical data.
          ln_or1 dayLinkedin sets this cookie to registers statistical data on users' behaviour on the website for internal analytics.
          Cookies de publicidade personalizada
          Estes cookies podem ser instalados a partir do website por entidades externas e podem ser utilizados por essas entidades para, de acordo com os seus interesses, mostrar-lhe anúncios relevantes noutros websites.
          CookieDuraçãoDescrição
          bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
          bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
          IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
          li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
          test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
          VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
          YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
          yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
          yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
          yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
          yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
          Others
          Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
          CookieDuraçãoDescrição
          et_pb_ab_read_page_25916false1 yearDescription is currently not available.
          et_pb_ab_view_page_25916sessionDescription is currently not available.
          et_pb_ab_view_page_28228sessionDescription is currently not available.
          Save & Accept
          Powered by GDPR Cookie Compliance WebToffee Logo