Comunicado de imprensa

Todas as escadas rolantes e plataforma de transporte de cadeiras de rodas a funcionar na Baixa-Chiado

21.10.2022

Baixa-Chiado: Escadas e tapete a funcionar

Estão, desde hoje, a funcionar todas as 12 escadas mecânicas da estação de metro da Baixa-Chiado, assim como a plataforma de transporte de cadeiras de rodas. Todos os elevadores desta estação estão também operacionais.

A reparação foi concluída hoje e a situação será acompanhada de perto nos próximos dias, para o caso de serem precisos reajustes e afinações, tendo em conta a extensão das intervenções efetuadas.

De sublinhar que foram agora beneficiadas e modernizadas 7 escadas. No entanto, a solução definitiva para a estação da Baixa-Chiado passa pela substituição integral destas 7 escadas, processo que se prevê esteja concluído no primeiro trimestre de 2024.

Também está prevista a substituição dos elevadores desta estação e o lançamento do concurso para esta intervenção está previsto para 2023.

No âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, o Metro de Lisboa já realizou um investimento de cerca de 5,12 milhões de euros.

As acessibilidades, em geral, e as escadas e os tapetes rolantes em particular, são uma matéria prioritária para o Metro de Lisboa. É nesse sentido que a empresa tem vindo a adaptar e a modernizar as suas estações e equipamentos por forma a dar cumprimento ao princípio da Acessibilidade e Mobilidade para todos. Recordemos que a rede do Metro de Lisboa inclui 117 elevadores e 244 escadas e tapetes rolantes.

Para o Metro de Lisboa, a reparação de avarias mecânicas é uma prioridade desde sempre, uma vez que são reconhecidos os transtornos que as falhas nestes equipamentos causam aos clientes, problemas esses que o Metro está empenhado em resolver.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 59_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt