Comunicado de imprensa

Metropolitano de Lisboa no combate ao desperdício têxtil

23.11.2022

A nova tendência é reciclar. De 21 de novembro de 23 de dezembro entregue os seus têxteis nos espaços cliente Campo Grande e Marquês de Pombal. Dê-lhes uma nova vida.

O METRO passou de 24% de resíduos valorizados em 2012 para 68% em 2021

De 21 de novembro a 23 de dezembro, o Metropolitano de Lisboa (ML) vai promover uma campanha de recolha de têxteis, no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. O objetivo é envolver os clientes do ML numa ação a favor da sustentabilidade e da economia circular, pelo que, durante os dias úteis, das 8h30 às 19h30, todos podem deixar os seus têxteis (camisas, t-shirts, camisolas, calças, calções) nos Espaços Cliente das estações do Campo Grande e Marquês de Pombal, em contentores próprios para o efeito.

Posteriormente, as peças são recolhidas pela ToBeGreen, startup que atua na área da economia circular, especificamente no campo dos plásticos e do têxtil, que vai incorporar os materiais em dois circuitos de tratamento de têxtil: a roupa que for entregue em boas condições é encaminhada para reutilização através da loja da ToBeGreen, sendo que as restantes peças são objeto de um processo de transformação, através do qual o têxtil dará origem a sacos confecionados com o material reciclado.

Antigo vestuário de trabalho do ML reciclado

Esta iniciativa do ML com a ToBeGreen é já a segunda desta parceria. Consciente do desafio que a sustentabilidade têxtil representa, o Metropolitano de Lisboa e a ToBeGreen haviam já estabelecido um acordo para a transformação do antigo vestuário de trabalho dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa em têxtil reciclado. As peças do antigo vestuário estão agora a ser objeto de um processo de transformação, através do qual o têxtil reciclado dará origem a novas peças de roupa, que serão distribuídas através de iniciativas de responsabilidade social promovidas pelo Metropolitano de Lisboa.

Através de iniciativas como esta, o Metropolitano de Lisboa pretende continuar a contribuir para a sustentabilidade da Área Metropolitana de Lisboa, promovendo, junto dos seus clientes, a adoção de comportamentos sustentáveis.

Mais informações sobre a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos no Metropolitano de Lisboa em https://www.metrolisboa.pt/a-nova-tendencia-e-reciclar/

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 65_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt