Comunicado de imprensa

Metro de Lisboa renova adesão ao “Compromisso de pagamento pontual”

24.01.2023

Metro renova adesão ao Compromisso pagamento pontual

O Metropolitano de Lisboa renovou para 2023 o seu compromisso em garantir o cumprimento de pagamento aos seus fornecedores num prazo inferior a 90 dias, não obstante as circunstâncias incomuns geradas pela pandemia e a subsequente retração da economia.

Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo reconhecer as empresas que pagam atempadamente aos seus fornecedores, contribuindo para uma economia sustentável, promovida pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em parceria com a Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. (IAPMEI) e a Ordem dos Contabilistas Certificados.

O Compromisso Pagamento Pontual faz três apelos:

  1. Não atrasar os pagamentos que podem realizar, no sentido de não promover ciclos viciosos de pagamentos que acabam por levar à falência de muitas empresas. A manutenção dos prazos de pagamento é atualmente um ato de verdadeira e profunda responsabilidade social.
  2. Não fazer da crise uma situação vantajosa em detrimento de empresas em dificuldades ou sem poder negocial, através da dilatação de prazos de pagamento ou de propostas de pagamentos antecipados contra descontos comerciais ou outros. O desrespeito pelos valores e a ética é um fator que diminui e corrompe aqueles que a praticam.
  3. Aderir Compromisso Pagamento Pontual em www.pagamentospontuais.org, assumindo publicamente o compromisso de pagar no prazo acordado, ajudando a criar este movimento que pretende construir a esperança nas empresas e potenciar a recuperação da economia portuguesa.

Sublinha-se, a este propósito, que o ML está sujeito à Resolução do Conselho de Ministros n.º 34/2008, de 22 de fevereiro que criou o Programa “Pagar a Tempo e Horas”, com o objetivo de assegurar a redução dos prazos de pagamento a fornecedores de bens e serviços praticados por entidades públicas.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 01_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt

 

75 Anos do Metropolitano de Lisboa

75 Anos do Metropolitano de Lisboa

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das...