Comunicado de imprensa
75 Anos do Metropolitano de Lisboa
Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das comemorações.
O Metropolitano de Lisboa deu início às comemorações do seu 75º aniversário com uma sessão realizada esta sexta-feira, dia 27 de janeiro, que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e do Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.
Para assinalar o 75º aniversário, o Metropolitano de Lisboa inaugurou a exposição “O Metro dá vida à cidade”, patente no interior de uma carruagem instalada no Terreiro do Paço, junto ao Torreão Poente.
Com esta exposição, o Metro convida os seus clientes a revisitar os marcos históricos da empresa, ao mesmo tempo que apresenta a sua aposta no futuro, dando a conhecer os projetos que está a desenvolver no âmbito do seu Plano de Expansão e Modernização.
“O Metro dá vida à cidade” é uma exposição de entrada livre, que pode ser visitada até dia 28 de fevereiro, todos os dias, das 10h00 às 20h00.
Durante a cerimónia foi, ainda, lançada a entrada em circulação do Postal Inteiro da República com o qual os CTT Correios de Portugal homenageiam os 75 anos do Metro de Lisboa.
Linha Vermelha chega a Alcântara em 2026
Nesta sessão, foi ainda lançado o Procedimento de Contratação Pública com Publicidade Internacional de Empreitada de Conceção e Construção da Extensão da linha Vermelha a Alcântara.
Este é um novo passo rumo à concretização deste projeto inserido no Plano de Expansão e Modernização, depois do projeto ter recebido a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas no documento, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Com uma extensão total de cerca de quatro quilómetros, o prolongamento da Linha Vermelha São Sebastião/Alcântara iniciar-se-á a partir da zona já construída, localizada após a estação São Sebastião, através de um troço em túnel construído junto ao Palácio da Justiça. Ao longo do traçado de túnel de via dupla prevê-se a construção de três novas estações subterrâneas – Amoreiras/Campolide, Campo de Ourique e Infante Santo – e uma estação à superfície – Alcântara.
A conclusão deste prolongamento está prevista para o ano 2026, estando enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência 2021-2026, com um financiamento no montante global de € 405 400 000,00 (quatrocentos e cinco milhões e quatrocentos mil euros).
Enquanto projeto estruturante para a Área Metropolitana de Lisboa, o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.
Durante o ano 2023, o Metropolitano de Lisboa promoverá diversas ações para celebrar esta data significativa, iniciativas que estão disponíveis em: https://www.metrolisboa.pt/institucional/75-aniversario.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 03_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


