Comunicado de imprensa

Instalação de novo sistema de sinalização e controlo de comboios – Linha Azul do Metro de Lisboa encerrada entre 07 e 10 de abril

31.03.2023

Linha azul encerrada entre 7 e 10 de abril

Entre 07 e 10 de abril a circulação na linha Azul da rede do Metropolitano de Lisboa estará interrompida para a realização de um conjunto de intervenções planeadas que se destinam à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC).

A circulação na linha Azul será retomada a partir das 06h30m de dia 11 de abril.

Durante o período de interrupção da circulação, recomenda-se a utilização de transporte alternativo à superfície, designadamente as carreiras da Carris 726, 746, 759 e 767. O serviço da CP – Comboios de Portugal também poderá constituir uma opção através das Linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e Rossio e entre Sintra e Oriente, respetivamente. Através da Fertagus, os clientes vindos da margem sul, poderão utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro, para ter acesso a outros pontos da cidade através das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa. Assinalamos também as ligações da Carris Metropolitana que fazem correspondência com algumas estações da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, fazendo a ligação a outros pontos da cidade. 

Este novo sistema de sinalização CTBC integra o projeto de Modernização do Metropolitano de Lisboa e será alargado às linhas Amarela e Verde do Metropolitano de Lisboa. Vai permitir melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente.

O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros no novo sistema de sinalização CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens) estando, também, prevista a adaptação de 70 unidades triplas a esse novo sistema de sinalização.

O Metropolitano de Lisboa agradece a compreensão dos seus clientes para os inconvenientes que a realização destes trabalhos possa causar.

Informações adicionais serão divulgadas nos canais habituais de comunicação do Metropolitano de Lisboa e em www.metrolisboa.pt.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 12_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt

 

Metro prolonga serviço na noite de Sto. António

Metro prolonga serviço na noite de Sto. António

Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Dia 12 para 13 de junho O Metropolitano de Lisboa vai garantir a extensão do seu serviço na noite de 12 para 13 de junho, por ocasião da celebração do Santo António,...