Comunicado de imprensa

Interrupções temporárias na circulação das linhas Amarela e Verde

26.04.2023

2 de maio a 7 de julho. A circulação de comboios só se efetua entre: odivelas/Campo Grande, Cidade Universitária/ Rato e Campo Grande/Cais do Sodré

29 abril a 1 de maio | 2 de maio a 7 de julho                      

O Metropolitano de Lisboa recorda que a concretização do prolongamento das linhas Amarela e Verde, Rato/Cais do Sodré, vai obrigar a interrupções temporárias na circulação em parte dessas linhas, entre 29 de abril e 7 de julho.

A articulação das diversas intervenções tornou necessário reprogramar os trabalhos a realizar no próximo fim-de-semana prolongado, obrigando ao encerramento do troço da linha Amarela entre as estações Cidade Universitária e Rato, de 29 de abril a 01 de maio. Durante este período, o serviço de transporte na linha Amarela far-se-á entre Campo Grande e Odivelas, nos dois sentidos.

Relativamente às interrupções parciais anunciadas para o período de 02 de maio a 07 de julho, nas linhas Amarela e Verde, relembram-se as alterações de circulação calendarizadas:

Encerrado Em exploração

Linha Amarela: Troço encerrado entre Campo Grande e Cidade Universitária

 

 

Linha Verde: Estação Telheiras encerrada

 

Linha Amarela: Circulação no troço Campo Grande-Odivelas com comboios de 3 carruagens e no troço Cidade Universitária-Rato com comboios de 6 carruagens (em ambos os sentidos).

Linha Verde: Circulação entre Campo Grande e Cais do Sodré com comboios de 3 carruagens (numa fase inicial e em ambos os sentidos).

 A normal circulação nas linhas Amarela e Verde será retomada às 06h30 do dia 08 de julho de 2023.

Estes constrangimentos no funcionamento do serviço de transporte são imprescindíveis para permitir a execução de trabalhos que, pela sua natureza e complexidade, não são compatíveis com a circulação dos comboios.

Para mitigar os impactos causados durante estes períodos, o Metropolitano de Lisboa aumentará a oferta de comboios na linha Verde, reduzindo assim o tempo de espera nessa linha, articulando também com outros operadores de transporte o reforço das suas carreiras.

A linha Circular, a inaugurar no final de 2024, é um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos.

Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.

Transporte público moderno e ainda mais eficiente, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa continuará a oferecer a quem vive, trabalha, e visita a cidade de Lisboa.

Informações adicionais sobre as interrupções em metrolisboa.pt. Mais informações sobre os projetos em curso em projetos.metrolisboa.pt.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 19_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Gonçalo Santos
961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt