Comunicado de imprensa
Ande de Metro, o ambiente agradece
O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e comprometida com a promoção da Sustentabilidade, assumiu publicamente o seu compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável, integrando na sua estratégia de sustentabilidade três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (ODS 5 – Igualdade de Género; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e ODS 13 – Ação Climática) comprometendo-se, igualmente, com o cumprimento de metas para cada um desses objetivos.
A empresa tem, igualmente, assumido outros compromissos com vista a contribuir para uma mobilidade mais sustentável em Lisboa, através da promoção, divulgação e implementação de uma série de medidas internas e externas, destinadas aos seus colaboradores, stakeholders e clientes.
O Metropolitano de Lisboa sublinha, ainda, o facto de ter obtido as certificações em Qualidade (NP EN ISO 9001) e Ambiente (NP EN ISO 14001) desde 2011 e 2013, respetivamente, certificações que têm vindo a ser renovadas ao longo dos anos subsequentes. Em 2022 foi certificado, também, em Transporte público de passageiros – Rede de metro, pela NP 4475.
Outras medidas e projetos implementados com vista ao aumento da sustentabilidade ambiental, visam a redução progressiva dos consumos de água, energia, plásticos, papel e emissões de CO2 (indiretas, por via do consumo de energia) e uma gestão racional desses consumos. Assim, resumem-se algumas das principais medidas preconizadas:
- Energia elétrica: Substituição da iluminação das estações por LED. Otimização do período de funcionamento da ventilação das estações.
- Água: Controlo dos consumos por telemetria para deteção atempada de fugas. Instalação de rega inteligente nos parques de material e oficinas.
- Gás: Regulação do aquecimento das instalações.
- Emissões de GEE: Fornecimento de energia elétrica exclusivamente a partir de fontes renováveis. Sequestro de carbono através da plantação de árvores na Mata Nacional de Leiria e Parque Natural de Sintra-Cascais.
- Papel: Digitalização de processos de trabalho.
- Eliminação de resíduos: Priorização da valorização de resíduos produzidos
O Metropolitano de Lisboa assume, também, a sua atitude de promoção de sustentabilidade ambiental, adotando um conjunto de outras medidas, designadamente a monitorização periódica das descargas de águas residuais produzidas pela empresa, bem como a monitorização do ruído e vibrações no âmbito dos valores legalmente estabelecidos.
O Metropolitano de Lisboa, enquanto empresa socialmente responsável e promotora da mobilidade sustentável contribui ativamente para mitigar as alterações climáticas oferecendo um serviço de transporte amigo do ambiente.
Curiosidades
Sabia que…
- O Metro atingiu a neutralidade carbónica das suas operações a partir de 1 de maio de 2022?
- O Metro plantou 4.175 árvores, em 2022 e 2023, que são responsáveis pelo sequestro de cerca de 2.000 toneladas de CO2 por ano?
- O Metro reduziu o seu consumo de energia em 14% (desde 2010)?
- 57% das estações do Metro estão iluminadas integralmente por LED?
- A poupança de energia em 2022 corresponde ao fornecimento de energia elétrica a 4.622 habitações durante todo o ano?
- O Metro reduziu o seu consumo de água em 52% (desde 2010)?
- A poupança de água em 2022 corresponde ao consumo de água em 505 habitações durante todo o ano?
- O Metro reduziu o seu consumo de gás em 47% (desde 2010)?
- A poupança de gás em 2022 corresponde ao consumo de 189 habitações durante todo o ano?
- A poupança de papel em 2022 corresponde ao papel produzido a partir de 60 árvores?
- O Metro controla permanentemente a qualidade do ar das estações através de mais de 4 milhões de medições por mês?
- A qualidade do ar das estações do Metro está disponível para consulta através do site?
- O Metro alterou o período de funcionamento dos ventiladores garantindo os níveis de qualidade do ar das estações e reduzindo o consumo de eletricidade e ruído?
- O Metro reciclou, em 2022, duas toneladas de peças de vestuário do antigo fardamento que foram transformadas em 300 mantas, 300 gorros e 300 sacos para oferta aos sem-abrigo de Lisboa?
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 27_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Gonçalo Santos 961 571 727 – goncalosantos@lpmcom.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa celebra Dia Mundial da Música com atuações de piano na estação São Sebastião
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Programação cultural conta com open call para músicos emergentes e concertos gratuitos “Piano para Tod@s - Música acessível para Tod@s” é o nome da iniciativa promovida pelo...
Semana Europeia da Mobilidade – 25 Setembro
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 A Semana Europeia da Mobilidade arrancou no dia 16 de setembro, com o foco nos investimentos do Metropolitano de Lisboa voltados para a modernização e expansão da rede. O evento...
Metropolitano de Lisboa apresenta novas carruagens e deposita “cápsula do tempo” na futura estação Estrela
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Ministro das Infraestruturas e Habitação e Secretária de Estado da Mobilidade realizam visita de trabalho de um dia no Metropolitano de Lisboa Novas carruagens entram ao serviço...
Arquivo de comunicados