Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa moderniza 12 escadas rolantes e instala quatro novos elevadores na estação Campo Grande
O Metropolitano de Lisboa iniciou a 26 de junho, na estação Campo Grande, a modernização dos doze lances de escadas mecânicas existentes e a instalação de quatro novos elevadores, com vista a melhorar a acessibilidade em toda a estação. Com um investimento total de 2,9 milhões de euros, prevê-se que a obra esteja concluída no final do corrente ano.
Os trabalhos de construção e instalação dos novos elevadores, vão permitir o acesso entre a superfície e o cais a pessoas de mobilidade reduzida, designadamente de cadeira de rodas. A substituição de todas as escadas mecânicas por componentes tecnologicamente mais modernos e resistentes, será efetuada de forma faseada, de modo a não causar constrangimentos a quem deseja utilizar a estação. Será igualmente garantido aos clientes do Metropolitano de Lisboa o funcionamento das escadas mecânicas existentes no sentido ascendente. A descida far-se-á através das escadas pedonais laterais.
Esta intervenção insere-se no plano de adaptação e modernização das estações que o Metropolitano de Lisboa tem vindo a concretizar no âmbito do Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, com o objetivo de alcançar o princípio de “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”.
No âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, o Metropolitano de Lisboa já realizou um investimento total de cerca de 5,12 milhões de euros na substituição de componentes e equipamentos em diversas estações. Prevê-se que até 2025 o ML venha a ter 52 estações com acessibilidade plena. Este número não contempla as novas estações do plano de expansão, que abrirão ao público já dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena.
Atualmente, das 56 estações da rede do Metropolitano de Lisboa, 43 possuem acessibilidade (77%), ou seja, permitem o acesso pleno a pessoas com mobilidade reduzida, através de elevadores entre o átrio de bilheteiras e a superfície, e entre o átrio e o cais, bem como escadas mecânicas e/ou tapetes rolantes.
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