Comunicado de imprensa
Standard & Poor’s mantém rating do Metro de Lisboa em BBB+

A agência de rating Standard & Poor’s (S&P) manteve a notação do Metropolitano de Lisboa em 2024 no nível BBB+, com Outlook positivo. Em conformidade com a abordagem de classificação para entidades avaliadas pelo governo (GREs), a agência de classificação de risco Standard & Poor’s atribuiu ao Metro Lisboa a mesma classificação de crédito soberano de Portugal.
No relatório de avaliação para atribuição do nível BBB+/Positive ao Metropolitano de Lisboa, o qual se mantém desde a última revisão de rating de 2023, a empresa norte-americana refere que o Metropolitano de Lisboa desempenha um papel vital na promoção do transporte público eficiente para a descarbonização, alinhando-se com os objetivos do governo português de mitigar os impactos.
A S&P reconhece, ainda, que o Metropolitano de Lisboa desempenha uma função social importante, reduzindo a desigualdade regional ao ligar áreas periféricas à economia central da cidade. Como uma entidade pública empresarial (EPE) detida na totalidade pelo governo, o Metropolitano Lisboa desfruta de um forte status jurídico que assegura sua estabilidade e continuidade operacional. Este reconhecimento reforça a confiança dos investidores e utilizadores no compromisso do governo português com o transporte público de qualidade e sustentável.
É também destacada a importância do Metropolitano de Lisboa no Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal, que financia o desenvolvimento dos projetos de expansão da Linha Vermelha e da Linha Violeta, no valor global € 748 Milhões.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 05_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Patrícia Paixão 964 593 964 – patriciapaixao@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados