Comunicado de imprensa
NOTA – GREVE DE 6 DE NOVEMBRO DE 2024
Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos clientes durante parte da manhã desta quarta-feira.
Relativamente aos motivos apresentados pelas associações sindicais para a greve realizada hoje, o Metropolitano de Lisboa esclarece o seguinte:
1 – Pagamento das “chamadas variáveis”
A questão encontra-se atualmente em apreciação pelos tribunais competentes. Dos trinta e um (31) processos judiciais apresentados pelos trabalhadores, apenas nove (9) têm decisão final, sendo estas em sentidos diversos, pelo que o Metropolitano não tem condições para estabelecer alterações à orientação seguida pela Empresa ao longo de várias décadas.
A Empresa não pode tomar decisões que competem aos tribunais, aguardando, portanto, o desenvolvimento de jurisprudência que permita atuar de forma segura e legítima, protegendo o interesse público e assegurando a estrita legalidade das suas decisões.
2 – Disponibilidade da Empresa para negociar alterações ao Regulamento de Carreiras
A Administração do Metropolitano de Lisboa mantém toda a disponibilidade, materializada nas mais de 15 reuniões formais já realizadas em 2024, com as organizações sindicais, para prosseguir todos os processos negociais em curso, designadamente, alterações ao Regulamento de Carreiras, diminuição do horário máximo de trabalho para as 37,5 horas semanais, através de uma negociação construtiva, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos Clientes, melhorar as condições de trabalho e modernizar a empresa, garantindo a sua sustentabilidade.
Da mesma forma que o diálogo construtivo entre as Organizações representativas dos Trabalhadores e a Empresa conduziu à assinatura do Acordo de Empresa 2024, a 8 de março último, certamente será possível, através da continuidade do processo negocial, encontrar as plataformas de entendimento necessárias à continuidade da melhoria diária do Serviço Público prestado aos nossos clientes.
Este acordo reflete o compromisso do Metropolitano de Lisboa, bem como, das Organizações representativas dos seus Trabalhadores, com a estabilidade, qualidade do serviço de transporte, expansão e modernização da rede, com a melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores, tendo, ainda, como objetivo a promoção de um ambiente laboral justo e atrativo.
Para mais informações contactar:
Metropolitano de Lisboa | Helena Taborda, Telm.: 962 408 939 / helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM | Bárbara Véstia, Telm.: 938 443 928 / barbaravestia@lpmcom.pt
Contactos para assessoria de imprensa
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Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
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