Comunicado de imprensa
NOTA – GREVE DE 14 DE NOVEMBRO DE 2024

Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos Clientes durante parte da manhã desta quinta-feira.
Entende o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., em face da informação veiculada nos órgãos de comunicação social, sobre os motivos apresentados pelas Organizações Representativas dos Trabalhadores para a realização da greve acima mencionada, serem devidos os seguintes esclarecimentos:
1 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. sempre cumpriu o pagamento de todas as remunerações devidas aos seus Trabalhadores, nos termos da Lei e dos respetivos Acordos da Empresa, designadamente no que respeita ao trabalho suplementar, trabalho em dias de descanso, de entre as demais remunerações variáveis.
Em 2021/2022 alguns Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa E.P.E., com o patrocínio de algumas Organizações Representativas dos Trabalhadores, interpuseram ações em tribunal reivindicando diversas correções ao cálculo dos montantes referentes ao subsídio de natal, subsídio de férias e retribuições de férias.
2 – Não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso no Metropolitano de Lisboa E.P.E. aos seus Trabalhadores.
3 – À data de hoje, não existe a quantidade de decisões judiciais necessárias que permitam ao Metropolitano de Lisboa E.P.E. alterar o procedimento em vigor.
De 31 (trinta e um) processos em tribunal, apenas 9 (nove) têm decisão final, 4 (quatro) dos quais ganhos integralmente pelo Metropolitano de Lisboa E.P.E., tendo o Metropolitano de Lisboa E.P.E., nos restante 5 (cinco), sido condenado parcialmente (em alguns casos numa pequena parte do requerido).
4 – As Organizações Representativas dos Trabalhadores recusaram, já esta semana, a proposta do Conselho de Administração para a realização de uma reunião técnica, para ultrapassar as divergências de interpretação das sentenças judiciais já conhecidas.
5 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. reitera o seu compromisso com a melhoria da qualidade do serviço de transporte prestado aos seus Clientes e, reitera, ainda, num momento de especial crescimento e modernização da Empresa, este seu compromisso com a continuada melhoria das condições de trabalho dos seus Trabalhadores, mantendo a sua total disponibilidade para prosseguir todas as linhas de diálogo em curso ou outras que venham a revelar-se necessárias.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 51_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Propostas apresentadas para a linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que no âmbito do concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada de Conceção e Construção do Metro Ligeiro de...
Apresentadas quatro propostas para a empreitada da linha Violeta
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que foram abertas no dia 15 de julho, as propostas referentes ao concurso público com publicidade internacional para adjudicação da Empreitada...
Novo ponto de atendimento “Cartão navegante® na Hora” no Espaço Cliente do Campo Grande
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Os clientes que necessitem de um Cartão Navegante Personalizado passam agora a contar com um ponto de atendimento exclusivo no Espaço Cliente da estação do Campo Grande, onde é...
Arquivo de comunicados