Comunicado de imprensa

NOTA – GREVE DE 14 DE NOVEMBRO DE 2024

14.11.2024

Piano para todos. Temos um piano ao seu dispor na estação S. Sebastião (linha Azul). Venha tocar, escutar e desfrutar

Na sequência da greve convocada por sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, o Metropolitano de Lisboa lamenta os inconvenientes causados aos Clientes durante parte da manhã desta quinta-feira.

Entende o Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, E.P.E., em face da informação veiculada nos órgãos de comunicação social, sobre os motivos apresentados pelas Organizações Representativas dos Trabalhadores para a realização da greve acima mencionada, serem devidos os seguintes esclarecimentos:

1 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. sempre cumpriu o pagamento de todas as remunerações devidas aos seus Trabalhadores, nos termos da Lei e dos respetivos Acordos da Empresa, designadamente no que respeita ao trabalho suplementar, trabalho em dias de descanso, de entre as demais remunerações variáveis.

Em 2021/2022 alguns Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa E.P.E., com o patrocínio de algumas Organizações Representativas dos Trabalhadores, interpuseram ações em tribunal reivindicando diversas correções ao cálculo dos montantes referentes ao subsídio de natal, subsídio de férias e retribuições de férias.

2 – Não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso no Metropolitano de Lisboa E.P.E. aos seus Trabalhadores.

3 – À data de hoje, não existe a quantidade de decisões judiciais necessárias que permitam ao Metropolitano de Lisboa E.P.E. alterar o procedimento em vigor.

De 31 (trinta e um) processos em tribunal, apenas 9 (nove) têm decisão final, 4 (quatro) dos quais ganhos integralmente pelo Metropolitano de Lisboa E.P.E., tendo o Metropolitano de Lisboa E.P.E., nos restante 5 (cinco), sido condenado parcialmente (em alguns casos numa pequena parte do requerido).

4 – As Organizações Representativas dos Trabalhadores recusaram, já esta semana, a proposta do Conselho de Administração para a realização de uma reunião técnica, para ultrapassar as divergências de interpretação das sentenças judiciais já conhecidas.

5 – O Metropolitano de Lisboa E.P.E. reitera o seu compromisso com a melhoria da qualidade do serviço de transporte prestado aos seus Clientes e, reitera, ainda, num momento de especial crescimento e modernização da Empresa, este seu compromisso com a continuada melhoria das condições de trabalho dos seus Trabalhadores, mantendo a sua total disponibilidade para prosseguir todas as linhas de diálogo em curso ou outras que venham a revelar-se necessárias.

Contactos para assessoria de imprensa

N.º Ref.: 51_PR

Metropolitano
de Lisboa
Helena Taborda
962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt
LPM Pedro Rio
961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt
LPM Bárbara Véstia
938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt

 

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