Comunicado de imprensa
Metropolitano de Lisboa atinge número recorde de transporte de passageiros
O Metropolitano de Lisboa transportou cerca de 126 milhões de passageiros nos três primeiros trimestres de 2024, o que constitui o número mais elevado de sempre verificado nos primeiros nove meses do ano.
Em termos acumulados, de janeiro a setembro do corrente ano, foram registados 126,2 milhões de passageiros com título válido, mais 7,4 milhões relativos ao mesmo período de 2023 e mais 419,6 mil relativos ao período homólogo de 2019, correspondendo a um aumento de 6,2% e de 0,3% respetivamente.
Para estes resultados contribuíram significativamente a entrada em vigor em janeiro de 2024 da gratuitidade do título navegante® Metropolitano para os perfis sub18 e sub23 estudantes – que originou um aumento acentuado da procura – e uma maior articulação entre operadores da rede de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa.
A entrada em vigor, no próximo domingo, dia 01 de dezembro, da nova gratuitidade para todos os cidadãos até aos 23 anos, estudantes e não estudantes, oferece condições para que esta tendência de crescimento do número de passageiros do Metropolitano de Lisboa se mantenha e seja reforçada.
Se compararmos apenas o mês de setembro de 2024, o Metropolitano de Lisboa registou 14,8 milhões de passageiros com título válido, mais 972,7 mil de passageiros do que no período homólogo de 2023 e mais 77,4 mil passageiros relativamente ao mesmo período de 2019 (pré pandemia), o que corresponde a um aumento respetivamente de 7,0% e de 0,5%.
O número recorde de clientes registado surge num contexto especialmente exigente para a empresa, em que o serviço de transporte tem sido condicionado pelas intervenções em curso para a expansão da rede, instalação do novo sistema de sinalização de última geração (CBTC -Communications-based Train Control) e o plano de acessibilidades.
A linha Circular que fará a ligação entre Rato e Cais do Sodré com duas novas estações e mais dois quilómetros de rede, contará com um acréscimo de 9 milhões de novos clientes e menos 4,2 mil toneladas CO2. Já o prolongamento da linha Vermelha a Alcântara, contará com quatro novas estações e mais quatro quilómetros de rede, um acréscimo de 8 milhões de novos clientes (dos quais cerca de 87,7% do acréscimo de procura estimado corresponde aos atuais utilizadores do Transporte Coletivo) e retirará de circulação 3,7 mil viaturas de transporte individual diariamente com uma poupança de 6,2 mil toneladas de CO2..
A concretização destes prolongamentos, a modernização da rede e a aquisição de uma nova frota de material circulante, vêm otimizar o atual serviço do Metropolitano de Lisboa. Vão traduzir-se no aumento da frequência dos comboios e na consequente redução dos tempos de espera, mais fiabilidade e rapidez de serviço, maior comodidade e aumento da qualidade global do serviço prestado.
Os investimentos em curso no Metropolitano de Lisboa contribuirão para a reorganização do sistema de transportes e da mobilidade metropolitana, assegurando um aumento sustentado do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos.
O Metropolitano de Lisboa agradece a crescente adesão dos clientes ao serviço público de transporte prestado pela empresa e o empenho, dedicação e profissionalismo dos seus trabalhadores, fatores decisivos para a obtenção destes resultados.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 54_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Pedro Rio 961 528 471 – pedrorio@lpmcom.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa adota medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa informa que, face às previsões de agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência na frente ribeirinha de Lisboa, no próximo sábado, 7...
Metropolitano de Lisboa faz obras de conservação na estação Marquês de Pombal
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa inicia, no próximo dia 26 de janeiro, trabalhos de conservação na estação Marquês de Pombal, das linhas Azul e Amarela, com a duração estimada de quatro...
Circulação de comboios da CP condicionada entre Cais de Sodré e Algés, nos dias 9 e 10 de janeiro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa, a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal (IP) informam que, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, a circulação ferroviária entre Cais...
Arquivo de comunicados


