Comunicado de imprensa
Participação Pública sobre extensão do Metro à Costa da Caparica e à Trafaria
A primeira fase de participação pública do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo (MST) à Costa da Caparica e à Trafaria começa já nas próximas semanas. A divulgação do projeto e a recolha de dúvidas e questões são passos essenciais para o envolvimento das comunidades locais, assegurando que este projeto de mobilidade sustentável vai ao encontro das necessidades das pessoas. Esta fase de participação pública surge depois de concluídos os primeiros estudos do plano de expansão da linha 3 do Metro Sul do Tejo, desenhados pelo grupo de trabalho constituído pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, pelo Município de Almada e pelo Metropolitano de Lisboa.
Uma Visão estratégica e necessária para o Futuro da Mobilidade Urbana
A extensão do MST é mais do que um investimento em transporte, é um compromisso com a sustentabilidade e com a melhoria da qualidade de vida das populações. Este é apenas o início de um processo de participação pública e diálogo contínuo, garantindo que as soluções adotadas são as melhores para todos.
A aposta na transparência e no diálogo com a comunidade é fundamental, pelo que será agora envolvida no processo de participação, o que contribuirá para robustecer as próximas fases de estudo e desenvolvimento.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa, pela sua experiência na organização de sessões de participação pública, foi a entidade convidada a organizar, mediar e produzir um relatório independente sobre os contributos dos cidadãos.
O envolvimento ativo da comunidade tem como objetivo dar a conhecer a proposta de extensão do MST e está estruturada em três fases distintas:
- Apresentação técnica do projeto: sessão inaugural para detalhar o traçado proposto e suas especificidades técnicas
– Conferência de Apresentação: 10 de fevereiro | 18h | Auditório do Uninova, na NOVA FCT - Duas sessões de participação pública: encontros de trabalho (Costa da Caparica e Trafaria) com vista à recolha de contributos das comunidades locais.
– Sessão de Participação Pública: 20 de fevereiro | 18h30 | Casino da Trafaria
– Sessão de Participação Pública: 21 de fevereiro | 18h30 | INATEL, Costa da Caparica - Apresentação de resultados: encerramento do processo com a divulgação pública das conclusões e planeamento das fases seguintes do projeto.
– Conferência de Encerramento: 6 de março | 18h30 | Auditório do Uninova, na NOVA FCT
(Todas as sessões são de acesso livre)
Sobre o Plano de Expansão do Metro Sul do Tejo
Trata-se de uma iniciativa que visa garantir infraestruturas de conectividade regional, potenciando a máxima eficiência e eficácia do serviço público de transporte de passageiros no seu conjunto. Será um passo significativo na melhoria da mobilidade, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras e ribeirinhas, que potenciará a redução da dependência do transporte individual, respondendo ao compromisso de Portugal atingir a neutralidade carbónica em 2050.
O traçado em estudo para a extensão da linha 3 do MST terá uma extensão de 7,16 km, incluindo 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.
O percurso ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos e incluirá duas novas interfaces de transportes: uma no Centro da Costa da Caparica e outra junto à Estação Fluvial da Trafaria. Além disso, o projeto prevê a requalificação de espaços públicos ao longo do canal, bem como a criação de um percurso dedicado à mobilidade ativa (pedonal e ciclável), articulado com as ligações previstas ao nível da Rede Ciclável Concelhia.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 03_PR
| Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
| LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
CASA e Metropolitano de Lisboa organizam almoço de Natal para a população em situação de sem-abrigo
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa acolhe, pela décima sexta vez consecutiva, o tradicional almoço de Natal para as pessoas em situação de sem abrigo que o CASA – Centro de Apoio ao...
Greve geral: Constrangimentos/limitações à circulação do Metro de Lisboa – Dia 10 de dezembro a partir das 23h00 e dia 11 de dezembro
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 No âmbito da greve geral convocada para o dia 11 de dezembro, os Sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. apresentaram o respetivo...
Metro de Lisboa vai recorrer da não fixação de serviços mínimos
Comunicado de Imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Analisado o acórdão do Tribunal Arbitral relativo à paralisação anunciada para 11 de dezembro de 2025, o Metropolitano de Lisboa informa que irá recorrer da decisão que...
Arquivo de comunicados

