Comunicado de imprensa
Recital de piano do Metropolitano de Lisboa

No contexto da iniciativa cultural “Piano para Tod@s”, promovida pelo Metropolitano de Lisboa, a estação São Sebastião da linha Azul será palco de um recital de piano protagonizado por alunos da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, no dia 12 de fevereiro, às 18h00, oferecendo ao público uma experiência artística única num ambiente dinâmico e quotidiano da cidade.
O “Piano para Tod@s” insere-se numa estratégia inovadora do Metropolitano de Lisboa que procura transformar as suas estações em verdadeiros espaços de cultura, inclusão e fruição artística, democratizando o acesso à música e promovendo a aproximação entre os artistas, os clientes e público em geral. Esta iniciativa reflete a convicção de que a arte deve integrar o quotidiano urbano, proporcionando momentos de beleza e contemplação na rotina dos cidadãos.
Lançado em 2024, este projeto distingue-se pela colocação de um piano na estação de São Sebastião, uma das estações de movimento da rede do Metropolitano de Lisboa. O instrumento, doado ao Metropolitano de Lisboa, pode ser utilizado tanto de forma espontânea, por qualquer cliente que deseje expressar-se musicalmente, como em momentos programados, através da realização de recitais e apresentações regulares. O objetivo é transformar a mobilidade urbana numa experiência culturalmente enriquecedora, onde a música se torna um elemento inesperado e acolhedor no trajeto diário dos clientes, criando uma nova dinâmica de interação entre pessoas, espaços, comunidade musical e cultura.
Esta ação cultural “Piano para Tod@s” tem como princípio a valorização de novos talentos e o incentivo à expressão artística, dando oportunidade a músicos emergentes, escolas de música e instituições culturais a integrar ciclos de concertos, que dão palco a jovens intérpretes e permitem a sua interação direta com um público diversificado. Os interessados em participar podem submeter a sua candidatura através do formulário disponível no website oficial do Metropolitano de Lisboa.
Ao estabelecer uma simbiose entre mobilidade e expressão artística, o Metropolitano de Lisboa reafirma o seu compromisso com a promoção e a valorização da cultura, desenvolve e incentiva talentos, elevando as suas infraestruturas para além da sua função primordial de “transportar”. Humaniza os seus espaços onde a arte, a cultura e a vida urbana se entrelaçam harmoniosamente, tornando a experiência quotidiana dos seus clientes mais rica e inspiradora.
O recital do dia 12 de fevereiro será mais um momento simbólico desta iniciativa, trazendo à estação São Sebastião a mestria dos jovens alunos e será uma oportunidade para todos os clientes do Metropolitano de Lisboa e visitantes da estação São Sebastião se deixarem envolver pela beleza da música e testemunharem como a arte pode transformar o quotidiano das cidades.
O Metropolitano de Lisboa convida os meios de comunicação social a estarem presentes nesta iniciativa.
Contactos para assessoria de imprensa
N.º Ref.: 04_PR
Metropolitano de Lisboa |
Helena Taborda 962 408 939 – helena.taborda@metrolisboa.pt |
LPM | Bárbara Véstia 938 443 928 – barbaravestia@lpmcom.pt |
Metropolitano de Lisboa e WWF Portugal celebram Dia Mundial da Vida Selvagem, alertando para espécies ameaçadas em Portugal
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 O Metropolitano de Lisboa e a WWF Portugal (World Wide Fund for Nature) celebram hoje o Dia Mundial da Vida Selvagem, sensibilizando os passageiros do Metro para a necessidade de...
Metropolitano de Lisboa recebe luz verde da APA para o prolongamento a Alcântara
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu Declaração de Conformidade Ambiental favorável condicionada do Projeto de Execução (DCAPE), referente ao prolongamento da linha...
Acesso Guimard volta à estação de Picoas
Comunicado de imprensa Créditos das imagens: Renata Pessoa/Metropolitano de Lisboa © 2021 Restauro feito em Portugal A emblemática entrada Guimard da estação Picoas do Metropolitano de Lisboa, na Rua Andrade Corvo, voltou a ser colocada após um processo de restauração...
Arquivo de comunicados